quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Molho bolonhesa: completo e magnífico

Muito mais que carne moída com molho de tomate o molho batizado como bolonhesa é uma deliciosa e mistura de sabores e rico em seus ingredientes variados. E acho também que mais que um molho ele é o complemente de um prato, afinal, faz as vezes da proteína na alimentação!E podendo me estender, ainda digo que é o meu molho preferido. E foi lendo uma matéria sobre este tipo de acompanhamento para massas que não resisti em testar uma versão sem gordura para mandar para os amigos do Danada Da Nanda.

A carne deste molho não era moída em sua criação lá no idos séculos passados, não havia moedor de carne! Era sim amassada, pilada em grandes quantias por enormes socadores. Logo, não ficavam assim tão uniformemente moidinhas, e sim, bem picadinhas. Logo, caberia mais fazer uma carninha moída na ponta da faca, coisa que já fiz, mas desta vez não deu tempo. Usei a moída pelo Heraldo, meu açougueiro de Araçoiaba da Serra, onde pego carnes fresquinhas aos finais de semana!

Uma coisa que faltou na panela foi uma boa dose de bacon e azeite dos bãos. Mas seria totalmente contra nossa meta de não usar gordura no preparo das comidinhas. Então, optei por um pequeno pedaço de calabresa defumada da qual tive o trabalho ainda de tirar os nós de gordura.

Foram para a panela no primeiro momento: uma cenoura cortada beeeeem pequenininha, pimentão verde no mesmo tamanho, cebola picadinha, alho esmagadinho, alecrim, manjerona...tudo refogando ao mesmo tempo e soltando aquele cheirinho maravilhoso...a carne moída foi em seguida...deixei soltar todo seu caldo que se misturou com dos temperos e secou novamente deixando agora a carne começar a fritar...bem fritinha? pronto, chegou a hora de um copo de vinho! Foi branco mesmo, estava sem o tinto!

Depois de evaporar o alcool todo lá foi uma boa dose de salsinha, outra de cebolinha e um tanto de majericão...foi também um copo de caldo de carne e um bom tanto de polpa de tomate! Pimentinha-do-reino, um toque de nós-moscada e sal acertado!

1 hora e 45 minutos de fogo baixo...

Vocês acham que ficou ruim??????

:-)

quem é danado comprovará na semana que vem!

beijos da Nanda!

0 comentários :

Postar um comentário