quarta-feira, 28 de abril de 2010

Danada Da Nanda apresenta: Teatro de Assadeira...

Depois de alguns ensaios a apresentação oficial da torta de legumes integral está quase pronta.
Tudo ensaiadinho. Tim tim por tim tim.

E tem participante que não pode esperar muito, não está se aguentando de ansiedade. É o caso do iogurte natural que no último teste desbancou o concorrente óleo de girassol e tascou um papel importantíssimo em uma das peças principais da semana: a torta de liquidificador. Ficará por conta do novato dar liga e uma certa leveza durante o espetáculo.

Para não fazer mais grandes distinções entre os interessados em participar da montagem teatral foram convocadas as farinhas de trigo integral e de trigo branco dando uma certa vantagem de 70% à primeira, visto ser uma colaboradora apreciada para o resultado e objetivo final de todo o conjunto da obra.

Papéis mais que garantidos para o quarteto de ovos, uma colher todinha de sopa foi dada para o menino fermento que chega junto a uma dedada de sal. Depois de uma longa dieta, o leite desnatado alcançou seu espaço e garantiu 200 ml de espaço nessa massa de coisa boa.

Para rechear e envolver os espectadores foram convidados cubinhos de cenoura, tubinhos de vagem, bolinhas verdes e frescas de ervilhas, quadradinhos de abobrinhas, tequinhos de cebola e alguns pedaços de tomatinhos maduros.

Para o final da apresentação está programada uma chuva de orégano e salsa desidratada que toda e boa comemoração merece.

A todos, um bom espetáculo!

sem medo do molho branco

Nã-na-ni-ná-não. Não é preciso temer o molho branco que seguirá na próxima semana enfeitando a dona couve-flor como um véu de tule enfeita uma noiva. O bechamèl do Danada Da Nanda foge um tantinho dos padrões dos molhos brancos comuns porque, claro, não leva a manteiga. Mas vou apostar nos demais ingredientes para garantir um creminho para aveludar as papilas degustativas de bocas aflitas castigadas por regimes.

Para cobrir a alva rapariga da vez, vou utilizar caldo de legumes natural, feito em casa, bem saboroso e curtido. Não vou dispensar a cebola mas farei com que ela cozinhe já misturada com a farinha que será dissolvida pelo leite desnatado que depois vai receber o caldo de legumes e as especiarias que junto ao sal darão vida ao creminho um pouco mais ralo que os demais conhecidos por aí.

Então, não precisa assustar aqueles que temem pelos conceitos do gordo ( e de-li-ci-o-so) molho bechamel que leva manteiga, leite gordo e em algumas versões até mesmo um creminho de leite fresco, hum? Hum? ui ui...esses vocês deixam para comer no final de semana, certo?

:-)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Comprovado cientificamente

A principal idéia do Danada Da Nanda é comer coisinhas boas e sem gordura, certo? Sim, certo. E o mais certo é que comidas com menos gordura engordam menos, certo? Certo! E creio que uma boa prova de que comidinhas sem gordura realmente engordam menos é o cáculo feito pela nutricionista Fabiana Benatti para o Danada Da Nanda.





Fiquei feliz demais ao receber a contagem de caloria por prato montado está de bom tamanho. Tem os mais calóricos e tem os menos calóricos, mas segundo Fabiana, está tudo muito bem equilibradinho.



Vou deixar aqui o tanto de caloria de cada prato da semana passada:


panqueca integral de carne, arroz com brócolis e vagem com cenoura: 217 kcal
lombo desfiado no molho, arroz integral e repolho no alho: 521 kcal
filé de frango assado na laranja e gengibre, arroz integral e quiabo refogado: 357 kcal
quibe assado, arroz integral e pasta de grão de bico: 253 kcal
carne desfiadinha, arroz integral e creme de milho: 472,3 kcal

E contem a verdade, não fica mais gostoso ainda saber que tudo isso não tem óleo, que é leve, que dá para emagrecer, manter uma boa dieta comendo bem?

Eu sou suspeita para falar...


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Extra, extra, extra: Danada Da Nanda na Revista do Agora SP




Caríssimos companheiros desta jornada gastronômica,


Copio aqui o box de uma matéria que foi capa da revista Da Hora, do Jornal Agora SP. A matéria fala de pessoas que querem fazer dieta e se alimentar bem mas que não tem tempo ou por não conseguirem cozinhar ou por terem que comer na rua.


Ganhei um box dentro da matéria onde falam rapidamente de minha empreitada. Ganhei até foto profissional. A matéria rendeu! Vários e-mails e novos possíveis clientes estão entrando em contato. Quem me conhece de pertinho sabe o quanto isso me deixa feliz e o quanto estou correndo atrás para poder atender a todos da melhor forma possível.


Algumas pessoas ainda estão fora do meu alcance. Mas leiam bem: ainda. Quanto menos esperarmos o Danada Da Nanda estará chegando a mais e mais mesas, cozinhas, refeitórios e onde o bom cliente escolher degustar sua comidinha.


Por enquanto agradeço a todos os que acreditaram nessa boa história. À Isabel que sem querer deu o ponta-pé inicial e acreditou em mim. À sempre amiga Verinha Artaxo que nunca duvidou e mais que cliente é uma referência, à Stellinha minha companheira de curso de gastronomia e consultora do Danada Da Nanda e um agradecimento especial ao meu marido que além de toda a força que me dá tem tido toda paciência do mundo para me acomanhar nesta jornada e me dividir em todo este cenário. Obrigada a todos, mesmo a aqueles que trabalham na "informalidade" me dando dicas e apoio. Enfim, obrigada a todos e todos amigos e clientes que fazem parte disso tudo!


E bora lá atender a todos com o maior carinho do mundo!

domingo, 25 de abril de 2010

Cardápio para semana de 3 a 7 de maio

Caríssimos amigos do Danada Da Nanda, boa tarde!

Excepcionalmente o cardápio está sendo postado no domingão à tarde.

Motivo: saiu uma matéria na revista Da Hora, do jornal Agora SP, sobre pessoas que querem fazer dieta, que querem se alimentar bem e não tem tempo para cozinharem para si ou não conseguem tal proeza por comerem na rua e em horários alternados.

Logo, alguns leitores estão pedindo a principal informação: O CARDÁPIO!

Então, lá vai. Aos novos clientes, sejam bem-vindos. Aos que já me acompanham nessa saborosa história meu muito obrigada.

- carninha moída "lá em casa", arroz integral e couve-flor com molho branco;
- fricassê de frango, arroz integral e batata assada;
- carne de panela com cenoura, arroz integral verde e feijão preto;
- feijoada light, arroz integral e couve no alho;
- torta integral de legumes, feijão branco com abóbora e arroz com berinjela!

um beijo a todos,

Nanda

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Em fase de teste!

Tem uma coisa que eu a-do-ro e lembra muito algumas tardes que passava na casa de alguns amigos na infância. Essa coisa é a torta de liquidificador! Além de simples e fácil de fazer sempre foi uma opção barata e capaz de receber incontáveis tipos de recheio. Vai do gosto do cliente.

Eu, uma apaixonada por cebola, adorava fazer envolver aquela massa em muita, mas muita mesmo, muita cebola, tomate e orégano. Já vi versões de "torta de cachorro quente" em que vai salsicha, mostarda e até cat chup mas aí acho que já vira invenção sem noção demais para minha conta.

Assim como muitas pessoas também podem achar invenção demais da conta a torta de liquidificador com massa integral que está em fase de testes lá em casa. Como não posso usar óleo para não distorcer os conceitos do Danada Da Nanda me pus a pensar em como não usar óleo nessa receita que leva um copo todiiiiinho de óleo; e ainda por cima como não usar óleo nessa torta de trigo integral que é comprovadamente mais "pesado" que a farinha de trigo branca?

Tentei uma coisa: ao invés do óleo eu usei um copo de iogurte natural desnatado! Ele deu leveza à massa mas da próxima vez vou fazer um mix com a farinha branca. 80% de trigo integral e 20% normal. E o recheio desta foi de legumes: gostei! Mas acho que vou tentar a minha preferida de cebola e desta vez com alho-poró também. Deverá ser uma das opções da próxima semana!

Aguardem!

**Um detalhe: eu nunca gostei daquela coisa de massa em cima, recheio e massa em baixo. Então, eu já misturo logo a massa e o recheio para ficar tudo bem juntinho dividindo seus sabores!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Alguem conta e eu te conto!

Bom, eu como jornalista sou péssima com contas. Não gosto de contas, nem para pagar e nem para somar até mesmo benefícios. Conta é algo que eu gostaria muito que viesse pronta, resolvida e solucionada da melhor forma. Mas como não é, peço ajuda aos que realmente entendem das contas.

Assim estou fazendo para contar as calorias de cada prato que segue para o danado cliente da Nanda. Uma amiga nutricionista calcula as calorias e eu passarei a contá-las para vocês a partir do próximo fina de semana!

Elas devem ir na etiqueta já na próxima semana! Assim como o prazo de validade estimado para os pratos congelados!

É o Danada Da Nanda trabalhando para oferecer a cada dia um produto melhor para você!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Frango na laranjeira!

Venho pensando neste frango tem algumas semanas e resolvi colher de vez esta idéia dos meus pensamentos. Quero um frango feito em filés mas que não fique seco e esturricado e meio sem gosto como ficam aqueles retirados do peito do frango. E também quero algo diferente para animar o paladar daqueles que estão prezando por sua alimentação e querem fugir do frango com salada.

Depois de cortadinhos e lavados um por um cada filé vai mergulhar em uma mistura de: suco de laranja, vinho branco, gengibre picado, sal, louro, pimenta-do-reino branca e um tico de mostarda e mel.

Vou deixar os meninos por lá durante um dia. Pretendo fazer uns pequenos sulcos para permitir a irrigação da carne.

Vou dispôr um a um e regá-los com o tempero, cobrir com papel alumínio e levar ao forno por pelo menos meia hora. Sai o papel e entra então o processo de corar os bichinhos...Pretendo ainda engrossar o caldo para regar cada filé que entrar na marmita de um cliente que terá uma refeição danada de boa!

Cardápio de 26 a 30 de abril

Olá!

Esta semana um já clássico do Danada Da Nanda continua no cardápio: a carninha desfiada! Ao mesmo tempo há a estréia do quiabo que eu amo mas nem todos apreciam. O queridinho quibe da mamãe também vem para saciar o desejo de alguns admiradores. Enfim, uma forma variada de frango - na laranja e gengibre - está na lista da última semana de abril.

Façam suas apostas e mandem seus pedidos!

- panqueca integral de carne, arroz com brócolis e vagem com cenoura temperadinhos;
- lombo desfiado no molho, arroz integral e repolho no alho;
- flié de frango assado na laranja e gengibre, arroz integral e quiabo refogado;
- carne desfiadinha, arroz integral e creme de milho;
- quibe assado, arroz integral e pasta de grão-de-bico!

um beijo

e boa semana a todos!!!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Planos para uma carne moída

Acho a parte mais divertida da empreitada do Danada Da Nanda é ficar bolando e mirabolando planos para os alimentos oferecidos semanalmente.

Esta semana estou me divertindo com a carninha moída que leva junto berinjela picadinha e tomate também em cubinhos! Eu adoro todos estes itens e acho que eles pedem para que sejam um pouco mais condimentados e bem molhadinhos. Quem come das comidinhas do Danada Da Nanda já percebeu que odeio coisas secas, ne?

Penso em picar bastante cebola e depois de ter deixado a carne soltar seu suco e cozinhar nele mesmo e fritar naquela mesma panela em sua própria gordura, jogar estas cebolas picadinhas. Feito isso, será a vez de entrar com a berinjela e os condimentos...páprica doce, páprica picante, curry, alho poró talvez...? hum...acho que ele bem picadinho vai bem...

Curtida a carne? Ótimo. Vamos entrar com um tantinho de vinho, esperar secar e jogar os tomatinhos...salsinha e cebolinha a postos? Hum, acho que bastante delas vai fechar com chave de ouro!!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cardápio de 19 a 23 de abril

Salve salve, amigos do Danada Da Nanda!

A alegria é por contar com um feriadão logo no meio da semana que vem. 21 de abril, quarta-feira, uma pausa para curtir a Capital já que um feriadão assim dificilmente se viaja não?
Deixarei à disposição quatro pratos a serem escolhidos e quem quiser 5 para garantir pode repetir uma das opções, tudo bem?


Então, para a semana de Tiradentes escolhi oferecer os seguintes pratos:

- carne desfiadinha, arroz integral com vagem e mandioquinha;
- lombo desfiado no molho, arroz integral e purê de abóbora;
- panqueca integral de ricota com xerém, arroz integral com ervilha e abobrinha com açafrão;
- carne moída com beringela e tomate, arroz integral e lentilha!

Espero que apreciem o menu, aguardo o pedido até quarta-feira,

um beijo a todos

Nanda

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Água na abóbora!!!

Esta semana mandei uma abóbora cozida no caldo de legumes e temperadinha com cheiro verde.

Ao descongelar ela juntou "água". Esta água, como expliquei no outro post, não é exatamente água. É o caldo de legumes que solta ao ser descongelada a abóbora dando a impressão de ter aguado o alimento.

Caso esse caldo seja desprezado o sabor do alimento também será desprezado. E, caso eu refogue a abóbora ela vai virar purê. Mas talvez essa seja uma opção para este tipo de preparo de alimento sem gordura.

A próxima vez vou tentar o purê!!!

Cardápio Danada Da Nanda - 12 a 16 de abril

Segunda-feira é dia de mais cinco porções serem oferecidas de coração aos meus clientes danados e amigos da Nanda!

Sucumbindo a alguns desejos alguns pratos voltam ao menu da semana, como o quibe e o tomatinho recheado pedidos pela Stellinha!

Lembrem-se: todos podem fazer seus pedidinhos de repeteco! É só falar!

Agora, vamos ao menu da próxima semana:

- Quibe assado, arroz integral e pasta de grão de bico;
- Estrogonofe de carne, arroz integral e batatinha corada;
- Frango assado, arroz integral e creme de milho;
- Carne de panela com mandioca, arroz com cenoura e feijão preto;
- Fusilli com brócolis, tomate recheado e seleta de legumes!

Já estou anotando os pedidos e lembro que a data limite de pedidos é quarta-feira!

um beijo a todos

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cardápio da semana - 5 a 9 de abril

Caros amigos do Danada Da Nanda, as férias foram ótimas mas estou a postos para cozinhar mais um tantinho de coisas boas.

Segue o cardápio desta semana:

- carne seca desifada e acebolada, arroz integral e abóbora temperadinha;
- carninha moída "lá de casa", abobrinha com açafrão, arroz integral e feijão preto;
- frango ao vinho, arroz integral e ervilha;
- lombo molhadinho, arroz integral e brócolis ao alho;
- almôndega de frango com molho de mostarda e maracujá, arroz integral e ervilha torta!

Beijocas

Nanda