domingo, 6 de junho de 2010

Matambre: mata lá hambre

Diz a lenda que os espanhóis que vinham para a América na época da colonização dispensavam uma carne localizada entre a costela e o couro do animal e davam-na aos escravos para que matassem a fome...logo, teria vindo o nome matambre: mata la hambre.

Esta carne se assada junto com a costela fica durinha como chiclete velho na boca. Seu tempo de cozimento é mais longo e merece atenção especial. O matambre é o nome do corte da carne mas muitas pessoas usam-no como nome de prato, como fiz no cardápio.

Ele é geralmente feito recheado, enrolado como um rocambole. E é assim que farei o matambre que seguirá em homenagem aos chilenos que estreiarão na Copa do Mundo na próxima semana contra Honduras.

A carne seguirá recheada com espinafre, pedacinhos pequeninos de calabresa defumada, cenourinha raladas e cebola picada. Depois de recheado e enrolado o rocambole assará embrulhado em papel alumínio para ficar úmido e concentrar todos os sabores das ervas que vou colocar por fora para aromatizar a carne!

Depois de frio será cortado em fatias de aproximadamente 150 gramas para seguir acompanhado de arroz e creme de milho - um grão muito usado e apreciados pelos vizinhos chilenos!

0 comentários :

Postar um comentário