quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Soja na versão almndega

Ontem, logo cedinho, estava na cozinha! Cedinho mesmo, 6 horas da manhã. Adoro as manhãs, durmo muito cedo e pulo da cama com as galinhas. Estava ansiosa por testar a receita de almôndegas de soja. Elas ficaram gordinhas e bem temperadinhas. Trouxe para uma cobaia experimentar no almoço de ontem e foi aprovada com uma única ressalva, que assinei em baixo: ficou um tico pesada. Logo, a receita que seguirá para vocês sofrerá uma pequena alteração na quantia de farinha a ser adicionada.

Um truque bacana foi lavar bem a soja antes de colocá-la de molho. E em sua água de repouso colocar um limão espremido. Creio que estas duas coisas tiraram o gosto amargo da soja dando lugar ao caldo de legumes, às ervas frescas picadinhas e às especiarias utilizadas em seu tempero.

Depois de hidratada, espremi a soja texturizada e misturei um ovo e umas colheres de farinha de trigo integral. Amassei, amassei, amassei e juntei os temperos. Provei o sal - dela ainda crua - sim, eu sou guerreira. Fiz as bolinhas e deixai descansando.

Enquanto isso refoguei uma cebola picada na água e juntei molho de tomtate, louro, salsão e cenoura. Sal. Logo que ferveu, juntei água quente e mandei as bolotinhas para dentro da panela para cozinharem por 40 minutos.

Lindinhas, é isso que pude observar quando as vislumbrei prontas. Ficaram com uma cara bem bacana. Após tudo isso, o relógio avançara apenas 2 horas, logo, eram 8 horas da manhã. Eu só tinha café preto no estômago e sabia que café e almôndega de soja ao sugo não é a melhor combinação para um café da manhã. Bravamente, guerreira novamente, lá estava eu comendo almôndegas de soja com café preto. Um sorriso maroto e satisfeito explodiu dentro de mim: ueba, valeu a pena. Agora, basta esperar vocês me contarem o que acharam!

0 comentários :

Postar um comentário