segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

peixe para domingo de férias



E no domingo quem se deu bem fui eu! Após despachar as entregas da semana fui tomar um café da manhã na Padaria Letícia aqui do lado de casa, na Vila Madalena, enquanto meu marido Bill e nosso mais que amigo, irmão, filho, tio dos cachorros...Victor foram às compras para prepararem um almoço de domingo para mim. Fiquei de madame enquanto ambos se movimentavam para lá e para cá com latinhas em punho e idéias na cabeça.


O mentor do cardápio foi Victão: Tainha na churrasqueira, cebolas assadas no mesmo local, molho tártaro, salada verde, salada de pepino no molho de iogurte e hortelã e arroz branco. Confesso ter ficado bem apreensiva, afinal, sempre sou eu no comando das comidinhas daqui de casa. Mas relaxei e fiquei com um olho no peixe e outro no documentário "Simonal, só eu sei o duro que dei", da vida de Wilson Simonal. Muito bom por sinal.


Lá pelas tantas me rendi a uma latinha de Brahma estupidamente gelada, uma ducha de igual temperatura e me sentei à mesa. O cenário é este que podem conferir na foto: o peixe com seus dentes de alho picados, um maço de cheiro-verde, sal na medida e limão. As cebolas by Bill foram abertas e temperadas com bastante azeite. O molho tártaro a lá Vitão levou maionese, cebola, molho inglês, mostarda, cebola picada e cheiro verde. A minha receita é totalmente diferente mas a dele arrasou.


Um parágrafo para a salada de pepino: raladinho na parte mais fina do ralador, o pepino descansou por umas duas horas na peneira para derramar sua água excessiva. Depois disso foi só misturar com iogurte natural desnatado, hortelã beeeem picada e sal. Só. Simples e divino.


Folhas de alface e rúcula lavadas. Arroz branco fresquinho feito na manteiga e na cebola. Peixe no último degrau da churrasqueira já desmanchando em sua própria gordura. Tudo pronto, bora para a mesa.


Não sou fã de peixe, muito menos aqueles que vem servidos com a cabeça. Isso não foi empecilho para sucessões de hummmm, nossa!, delícia, demais, muito bom! E os comentários mais chavões para refeições baseadas em peixes: "Leve e gostoso", "e não pesa, né?", "nutritivo e light". Comemos muito bem. Além de saborosíssimo o legal da história foi que não fiz nada. Pude apenas sentar e degustar um prato alheio em meu primeiro domingo de férias, ao ar livre com o marido e um grande amigo: perfeito, não?

0 comentários :

Postar um comentário