sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

...curtida e desfiada...


...um dos pratos mais elogiados é sempre o de carninha desfiada...não sei se é por conta de ser facinho de comer, se é algo de lembrar a infância, mas sei que é muito elogiada e pedida;

Esta semana fiz uma receita que adoro: a carninha é feita com músculo! Sim, com músculo!

Dá uma trabalheira "Danada", mas a Nanda foi à luta. A trabalheirá é por conta de desfiar e limpar a carne depois de cozida. Afinal, o músculo é uma carne com muitos nervos e cartilagens e deve-se tirar tudinho de tudinho dela ( ou a Erica Munhoz me mata!).

Então, calculem: um dia no tempero de vinho tinto, cebola, alho, ervas, pimenta-d0-reino...Mais uma hora de panela, outras duas desfiando, mais uma outra apurando...enfim, acho que na verdade, não é lembrança de infância nem modo de degustação, é sim, porque fica animal!!!

Gorduchinhas


Caríssimos,


hoje sairam da panela as almondegas de frango! Olhem elas prontinhas aí na foto!

O molho está bem caprichado, apuradíssimo e com um maço de manjericão para alegrar o aroma e saltear o paladar com algo bem fresquinho...

A batata-doce vem com alecrim desde seu cozimento! E o arroz integral foi cozido com alguns tipos de pimenta - ( do reino, rosa e malagueta ) mas todas em bouquet , tipo garni, para não arder a boca de ninguem, apenas aromatizar!


Confesso que comi antes mesmo de prontas!
*prometo melhorar a qualidade das fotos!


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cardápio para semana de 1 a 5 de fevereiro

Caríssimos, abaixo segue o cardápio da primeira semana de fevereiro!

Aguardo os pedidos o quanto antes possível para que eu possa organizar a produção!!!

um beijo a todos,

Nanda

- almôndega de frango ao sugo, arroz integral e batata doce;
- carne desfiadinha, farfalle no alho e brócolis;
- frango no vinho branco, risotinho integral de palmito e couve-flor temperadinha;
- carninha moída refogadinha tipo bem lá em casa, vagem, arroz, feijão preto;
- escondidinho de bacalhau, arroz integral e feijão branco!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tempo para o lombo



Lombo não é a carne mais fácil de se acertar ou rápida de fazer. Em nacos, ele faz parte do cardápio desta semana já rodeado de arroz integral desde a panela!
Para ficar bem saboroso, deixei "de molho" no limão e na laranja, no alho e na cebola, no sal e na mostarda, por um dia todinho. Ao fritar o menino em uma panela comum, fui regando com seu próprio tempero para ele ir dando uma douradinha e não ficar pálido.
O resultado foi aquele fundinho queimadinho de panela. Ali foram uns pedacinhos de pimentão vermelho - procuro não abusar do pimentão pois nem todos gostam - e depois uma porção generosa de arroz integral ainda cru.
Intenção: fazer o sabor do lombo temperar o arroz. Deu certo. Quase meia hora depois o arroz estava da cor do lombo e vice-versa! Confesso que gostaria que tivesse um outro tom ali misutrado mas não deu! Mas o importante é que ficou bem do bom!

A dica mesmo seria umas gotinhas de limão na hora de comer!

O viradinho de milho foi uma surpresa! Como não posso usar manteiga - pois juro de pé junto para todos que não adiciono nenhum tipo de gordura aos alimentos - fiz um cozido da farinha de milho, com caldo de galinha, de legumes e o milho no final. Cheiro verde e bora lá, estava pronto!

A couve, no alho!

Um bom prato para quarta! Ia bem um feijão preto, não? Na próxima vai!

Panquequinhas já!



Apaixonada que sou por paquequinhas, de todos os sabores, comeria logo umas seis em cada refeição. Mas nem tudo isso cabe em cada embalagem entregue com carinho a cada um de vocês.

Esta semana coloquei três panquequinhas de carne e massa integral em cada refeição! A massa foi feita com farinha de trigo integral,leite bem menos integral sendo então o desnatado e ovos! Um temperinho para dar graça na massa e frigideira sequinha para cozinhar. A carninha sem segredos: cebola, alho, pimentinha e bastante fogo.

Como minha irmã Ucha reclamou da acidez do último molho: açúcar no tomate! Manjericão e louro para dar mais sabor...! Como podem ver na foto, as panquequinhas vão em cima do molho. Por que? Porque se o molho for em cima ele iria encharcar as rolicinhas e na hora de esquentar tudo viraria uma só coisa o que não é muito legal.

Lentilha com complexo de feijão. Sim, era essa a intenção. Uma lentilha com caldo mais grosso e saboroso. Para não colocar nenhum tipo de gordura neste prato, cozinhei a lentilha já com tudo de tempero dentro. Gostei.

Arroz: sempre ele, o integral...

Por mim, o simples fato de ter panquecas já é uma alegria a hora do almoço.

Pena que fiz a conta certa e não sobrou nenhuma para mim! rssssssss

O hamburguer desta semana...


É este aí que vocês podem ver na foto!

Com 180 gramas de carne vermelha eu temperei com cebola, salsinha, pimenta do reino, sal e mais alguma coisinha que posso ter esquecido agora...selei o bichinho em uma frigideira anti-aderente e acabei seu processo no forno para garantir total cozimento da carne mas sem perder seu sumo! Afinal, para mim já é um sacrifício e tanto deixar a carne alcançar o tal "a ponto mais". Sou adepta à carne mugindo mas como tenho clientes de todos os gostos não posso ir tanto ao céu e nem tanto ao inferno com uma carninha torrada!

Ele está coberto por cebola cortada fininha e molhadinha em shoyu e molho de ostra! Ficou bem bacana o resultado.

A mandioca está ali fazendo graça, molinha ou quase cremosinha!

Arroz integral e cenourinha na salsinha completam esta refeição que eu escolheria para uma quinta-feira...mas cada um come o dia que quiser, não é?

:-)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CONTATO E PEDIDOS

Caros, aqueles que quiserem tirar dúvidas e fazer pedidos podem escrever para:

nandacanto@gmail.com

gratíssima!

Arroz de lombo!

Stella pergunta: o que seria arroz de lombo?

Seria: arroz integral preparado com cubinhos de lombo e temperinhos básicos como cebola, alho, salsa, cebolinha, tomatinhos. Como não vai creme de leite e nem manteiga e foge bastante de um risoto ficou apenas arroz de lombo!
Mas acatando dica de Stella, agora será Arroz com Lombo!
Creiam: é bem do bão!

Cardápio para semana de 25 de janeiro a 29 de janeiro

Cardápio da Primeira Semana de 2010

Cardápio

1) Quibe, grão de bico refogadinho e risotinho de arroz integral com cenoura

2) Almôndegas ao molho, assadinho de legumes e arroz integral

3) Lagarto desfiado, fusilli integral ao alho e brócolis no vapor

4) Frango ao vinho, arroz integral e batidinho de abóbora

5) Espetinho de peixe, batata doce assada com ervas e repolho refogadinho na cachaça

Cardápio de 18 a 22 de janeiro

Caros amigos do Danada da Nanda,

segue o cardápio da semana de 19 a 22 de janeiro!

Espero que gostem e façam suas encomendas o mais breve possível!

um beijo

da

Fê Canto

1) Carne moída refogadinha com mandioquinha, arroz integral, feijão preto e abobrinha;

2) Almôndega de frango no molho de maracujá, beringela indiana e arroz integral;

3) Panqueca de espinafre com ricota, refogadinho de chuchu e arroz integral;

4) Risotinho de bacalhau, vagem com ovo e tomate recheado;

5) Filé mignon suíno com molho de páprica, chucrute e arroz integral!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma aposta no acaso

Foi assim que nasceu o Danada Da Nanda: apostando que o acaso poderia virar algo certo.
Isabel Magalhães, minha superior da Comunicação aqui no trabalho, comentou que precisava tirar alimentos gordurosos de sua alimentação. Como eu sempre trago minha própria comidinha para almoçar no trabalho e não ter que comer filés de frango "grelhados" da rua ( as aspas ficam por conta dos filés nunca terem visto uma grelha e sim chapas com óleo e acúmulo de outras gorduras e afins) ofereci à Isabel o mesmo cardápio que sempre trouxe para mim.
Expliquei que, devido às dietas incessantes de um bom ser do gênero feminino que sou,tinha acostumado a cozinhar sem adição de gordura. Ou seja, faço todos os pratos em panelas antiaderentes e alguns pratos até inverto o processo. Contei ainda que alguns pratos que levam creme de leite tenho substituído por iogurte natural, ou ainda, abusado de tempero para não enjoar dos alimentos preparados para regime.
Parece-me que a Isabel gostou da história mas eu me empolguei tanto com a idéia de levar minhas comidinhas para alguem que logo no dia seguinte apareci com três potinhos de comidinhas para ela experimentar: arroz integral, carninha moída refogadinha e abobrinha no mesmo modo de preparo. Ela comeu com pressa mas logo mandou o recado: "hum, estava uma delícia".
Pronto, acreditei e trouxe no dia seguinte e no outro dia também. Isabel gostou mas só aceitou continuar o "negócio" mediante pagamento! Trato feito e ganhei minha primeira cliente!
Daí para frente as amigas ficaram sabendo e foram se interessando...Vera Artaxo, Vera Cunha e Stellinha Monlevade chegaram em seguida...gostaram, aprovaram, pediram mais...como moram perto de casa fechei de entregar 5 refeições a cada domingo no fim do dia...estão comigo até hoje!
A clientela está crescendo, minha alegria e entusiasmo também...e foi assim que uma conversa do acaso acabou virando um projeto danado de bão!

O que é o Danada Da Nanda?

O Comidinhas Danada da Nanda é um serviço de marmitas leves e saborosas que tem como diferencial o preparo de alimentos sem adição de qualquer tipo de gordura!
Os pedidos são feitos após o envio do cardápio da próxima semana, que geralmente acontece às terças-feiras, e fechados de preferência até quinta-feira para que a produção possa ser iniciada.
As entregas acontecem aos domingos no fim do dia - alguns nas casas dos amigos - e outros às segundas-feiras em empresas que concentrem dois ou mais amigos.
São cinco opções de combinações por semana - seria um almoço para cada dia útil visto que o intuito inicial é de almoçar no trabalho com qualidade e sabor ( vejam a história abaixo ).
Cada prato sai hoje por R$ 10,00
Quem não gostar de um dos pratos pode troca-lo por outra opção da semana ou ainda por um dos outros ítens dos outros pratos!


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O segundo passo...

A criação deste blog é o segundo passo de um sonho, uma aventura que começou por acaso...ou não. Uma aventura que de repente consegui concretizar mas sem grandes expectativas mas que está dando certo...!
Aqui pretendo contar o início do Danada da Nanda e por muito tempo alimentar este espaço com cardápios e novidades, comentários, críticas e fatos deste projeto de levar uma comidinha saudável, saborosa e divertida aos amigos e clientes.
Este é só um primeiro rascunho...vou tentar agora descobrir como rechear este novo espaço!
Sejam todos bem vindos.
Deliciem-se,
Nanda, a Danada da Nanda