segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cardápio de 29 de junho a 3 de julho

E hoje é dia de pensar na Seleção Canarinho, torcer pelo Brasil e sair do trabalho mais cedo. E começar a trabalhar mais cedo também. Por isso, já estou logo postando o cardápio da semana para depois tambem poder parar e curtir o som das vuvuzelas - que no meu caso é uma vuvuzela canina: Maria Goreth, minha yorkshire, incorpora os sons africanos e solta todos eles em sua gargatinha minúscula e potente.

Para a semana que vem vou oferecer um desfiadão de lombo suíno. Vendo reportagens das festas juninas que se espalham na Paulicéia Desvairada fiquei "aguada" com o sanduíche de pernil! Mas como pernil seria demais da conta, vou mandar uma receita de lombo desfiado e acebolado e molhado para vocês. Para acompanhar: repolho no alho e limão.

Em rodelas grossas seguirão pedaços de lagarto no molho de carne e vinho. Arroz e seleta de legumes. A batata assada da semana vai acompanhar o fricassê de frango e o frango vai também assado com molho de iogurte acompanhado de arroz com bastante cheiro verde e brócolis. A carninha moída "lá de casa" vai com abobrinha ao curry, arroz e feijão.

Bora colocar isso tudo em ordem:

- desfiado de lombo acebolado, arroz integral e repolho no alho e limão;
- lagarto no molho de carne e vinho, arroz integral e seleta de legumes;
- fricassê de frango, arroz integral e batata assada;
- frango assado com molho de iogurte, arroz integral e brócolis;
- carninha moída "lá de casa", abobrinha ao curry, arroz integral e feijão preto!

uma boa semana a todos!

avante Brasil,

Nanda

terça-feira, 22 de junho de 2010

tem rocambole de carne na sua casa?

Rocambole de carne moída é algo que me parece ter em toda casa. Estou errada?
É uma receita tão simples e fácil de acertar. Fora que rapidíssima de fazer e pode levar de tudo dentro.

Há tempos ele estava na minha cabeça para ser colocado no cardápio. Um empurrãozinho da Stellinha Monlevade, cliente e consultora do Danada da Nanda, me levou a colocá-lo de vez no cardápio.

A idéia do queijo é dela e idéia do espinafre é minha.

O temperinho é do Danada da Nanda e como diz minha irmã Ucha: é bruxaria. Segundo ela, quando começo a cozinhar começa a bruxaria. "Pronto, lá vai a Nanda e seus pózinhos". E é assim mesmo. Um tiquinho disso, um tiquinho daquilo, mais um tanto deste e uma porção do outro. Sal.

Mas o importante mesmo desta receita é manter o rocambole molhadinho. E para isso acontecer é preciso embrulhar bem o bolo de carne e não deixar que seu suco vá embora. Mais importante ainda é mantê-lo fechado até esfriar pois assim o suco que soltou volta à carne e só se liberta novamente na hora de descongelar e ser ingerido por vocês! Bom, né?

lombo, vinho e alecrim

Quadradinhos, os pedaços de lombo desta semana vão tomar um chá de cadeira no banho de alecrim e vinho branco. Pimenta-do-reino branca para diferenciar, cebola para adocicar, alecrim para alegrar. Vinho para marcar, nós-moscada para enfrescalhar. Sal para fazer o sabor brilhar.

Depois de 24 horas no tempero vou colocar a carne na panela ainda fria e deixar que a mesma esquente lentamente e dessa forma já vá arrancando o caldo natural do porquito. Caldo vai, caldo vem e o fundinho da panela vai criando aquela cor gostosa de comidinha fritinha. Para não grudar vão pingos de água quente para soltar.

Tudo bem cozidinho, fritinho e soltinho? Hora de jorrar logo uns dois litros de caldo de legumes natural e quente e fechar a panela que é de pressão. Tempo hábil para amaciar ainda mais a carne será dado mas, logo em seguida, após tirar a pressão, é a vez das batatas-doce entrarem para a festa. Elas devem cozinhar ali mesmo, no caldo do lombo, para assim mesclarem seu gosto ao da carne.

Aí...bom, aí acho que não é preciso mais nada, né?

;-)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cardápio de 28 de junho a 2 de julho

Gente, já estamos quase entrando em julho! Acabo de me dar conta ao consultar o calendário para datar o cardápio. Hoje já estamos no inverno. Ô coisa boa! Saudade mesmo é das férias escolares...bons tempos que julho era a redenção do meio do ano...!
Mas como não temos férias e temos que tocar o 'lavoro' para frente, lá vamos nós com mais um cardápio para a segunda semana de inverno de 2010.
O filé de frango vai com seu acompanhante mais apreciado: creme de milho. Bem enroladinho vou mandar para vocês um bolo de carne com espinafre e um pouquinho de queijo para variar a dieta um pouquinho. Quem nunca experimentou vagem com creminho branco não tenha medo é bem gostoso e leve. É só para dar uma aveludada no almoço do dia...
O estrogonofe dispensa apresentações...o risoto de legumes é o prato principal inserido na lista para agradar aqueles que gostam de fazer uma refeição vegetariana na semana e vai acompanhado de lentilha e tomate com ricota. E para finalizar um lombo bem molhadinho cozido com alecrim, vinho branco e batata doce vai sacudir o cardápio da semana!


- filé de frango, creme de milho e arroz integral;
- bolo de carne recheado com espinafre e queijo, arroz integral e vagem no molho branco;
- estrogonofe de carne, arroz integral e batata assada;
- risoto de legumes, lentilha e tomate recheado com ricota temperada;
- lombo de panela com batata doce e alecrim, arroz integral e purê de ervilha!

Façam seus pedidos que farei cada prato com todo carinho para vocês!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cardápio Danada da Nanda - 21 a 25 de junho

Salve, salve amigos e amigas das comidinhas da Nanda!

É semana de Copa do Mundo, muitas dispensas e muitas folgas, mas todo mundo precisa se alimentar, não é?

Para a próxima semana o artilheiro do campeonato das Comidinhas Danada da Nanda está de volta: o quibe assado. Ele ganhou a enquete com 60% dos votos! Vem com seu amigo grão-de-bico em pasta e ao alho. Outra campeã, a feijoada light, volta para animar a torcida. Estreante no cardápio é a panqueca de frango, que sempre vem na versão vegetariana mas continua na massa integral e com molho vermelho. A carninha moída lá de casa tem cenoura refogada para colorir o prato. E para finalizar o time o arroz de bacalhau estará cremosinho pois entrará em campo na versão risotinho.

Escolham e peçam:

- quibe assado, pasta de grão de bico e arroz integral;
- feijoada light, arroz integral e couve no alho;
- panqueca integral de frango, molho vermelho, arroz e mix de mandioquinha e batata;
- carninha moída "lá de casa", cenoura refogada, arroz integral e feijão preto;
- risotinho de bacalhau, tomate recheado com legumes e brócolis!

um beijo a todos,

Nanda

domingo, 6 de junho de 2010

Oui Monsieur, poulet poché

Para o dia em que nossa querida amiga França jogar pela primeira vez na Copa do Mundo da África, escolhi um frango escalfado que é a tradução de poulet poché.

Com traços e delicadeza da culinária francesa este prato é feito só com o peito do frango temperado em suco de limão, sal e pimenta. Depois de curtidinho ele será escalfado ( cozido em água ) em um caldo com alho, cebola espetada por um cravo, cenoura e alho-poró.

Bem cozidinhos os pedaços de frango serão descolados do osso e reservados. Aquele caldo todo será coado, reduzido e mais tarde receberá algumas gemas batidas e um copo de requeijão gordura zero! O certo seria um copo de requeijão comum e creme de leite...mas nossa comida preza pela falta de gordura e tenho certeza que nos sairemos muito bem!

Este molhinho vai cobrir o frango que ainda levará um bom toque de salsinha e cebolinha em sua finalização.

Legumes cozidos e arroz integral acompanham essa ave divina!

Matambre: mata lá hambre

Diz a lenda que os espanhóis que vinham para a América na época da colonização dispensavam uma carne localizada entre a costela e o couro do animal e davam-na aos escravos para que matassem a fome...logo, teria vindo o nome matambre: mata la hambre.

Esta carne se assada junto com a costela fica durinha como chiclete velho na boca. Seu tempo de cozimento é mais longo e merece atenção especial. O matambre é o nome do corte da carne mas muitas pessoas usam-no como nome de prato, como fiz no cardápio.

Ele é geralmente feito recheado, enrolado como um rocambole. E é assim que farei o matambre que seguirá em homenagem aos chilenos que estreiarão na Copa do Mundo na próxima semana contra Honduras.

A carne seguirá recheada com espinafre, pedacinhos pequeninos de calabresa defumada, cenourinha raladas e cebola picada. Depois de recheado e enrolado o rocambole assará embrulhado em papel alumínio para ficar úmido e concentrar todos os sabores das ervas que vou colocar por fora para aromatizar a carne!

Depois de frio será cortado em fatias de aproximadamente 150 gramas para seguir acompanhado de arroz e creme de milho - um grão muito usado e apreciados pelos vizinhos chilenos!

Cardápio de 14 a 18 de junho - DA COPA

Como foi postado anteriormente, esta lista de comidinhas acompanhará alguns jogos da Copa. É claro que cada um escolhe o dia que quiser para comer sua marmitinha mas o cardápio vai seguir a seguinte lógica: segunda-feira tem jogo da Itália, então vou oferecer uma comidinha do país da bota. Terça-feira é dia da seleção do Dunga? Ok, vamos de comidinhas brasileiras...e assim vai...

Acompanhe abaixo as escolhas feitas por mim e pela Dona Tetê ( minha mãe ) para a semana em que os apitos tomam conta de nosso dia a dia:

Segunda-feira: Itália x Paraguai

- rigattone recheado com pasta de berinjela no molho vermelho, mini almondegas e abobrinha temperada no alicce;

Terça-feira: Brasil x Coréia do Norte

- bistequinha de porco acebolada, uma fatia de banana, couve ao alho, arroz integral e feijão preto;

Quarta-feira: Chile x Honduras

- matambre, creme de milho e arroz integral (consulte o post sobre matambre)

Quinta-feira: França x México

- frango pochê, seleta de legumes e arroz integral ( consulte o post sobre o frango pochê)

Sexta-feira: Estados Unidos x Eslovênia

- hamburguer acebolado com molho barbecue, arroz integral e batata assada.

Espero que gostem! Aguardo o pedido de vocês...beijos e boa semana

Cardápio da Copa!

A idéia não é original. Confesso ter parado várias vezes para pensar se realmente faria isso, se realmente cairia no clima do marketing publicitário da Copa do Mundo e lançaria algo ligado ao evento esportivo mais famoso do mundo... cheguei a achar piegas e bobo. Mas pensando bem, que mal tem? Pode ser algo divertido e uma oportunidade de oferecer pratos diferentes que tragam um pouco mais de alegria para hora mais gostosa do dia: a de comer.

Segui em diante com a idéia nada original. Sentei em frente ao computador com minha mãe Tetê e fomos pesquisar tabelas de jogo e pratos ligados aos times que estariam em campo em cada dia de semana a ser sugerida a degustação dos alimentos.

Explicando: segunda-feira, 14, tem jogo da Itália, então vai como sugestão uma massinha. Terça-feira, 15, é dia da seleção brasileira entrar em campo logo...nada mais justo que um prato brasileiro, né? Não acho que seria digno colocar um prato da Nova Zelândia. Na quarta-feira, o Chi-chi-lê-lê será o país homenageado do dia! Quinta-feira a França chega aos danados em forma de marmitinha e no dia seguinte, sexta-feira, vem um prato típico dos norte-americanos da terra do Tio Sam, é dia de jogo dos Estados Unidos da América.

A escolha dos pratos foi divertida. Ficou a vontade fazer pratos da Alemanha, do Paraguai e da Argentina...mas como todos eles ainda se garantem em jogos ainda da ooooutra semana deixamos eles na lista de espera para continuar nossa saga pelos cardápios da Copa do Mundo.

Espero que gostem e apreciem os pratos!

Nanda