segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

peixe para domingo de férias



E no domingo quem se deu bem fui eu! Após despachar as entregas da semana fui tomar um café da manhã na Padaria Letícia aqui do lado de casa, na Vila Madalena, enquanto meu marido Bill e nosso mais que amigo, irmão, filho, tio dos cachorros...Victor foram às compras para prepararem um almoço de domingo para mim. Fiquei de madame enquanto ambos se movimentavam para lá e para cá com latinhas em punho e idéias na cabeça.


O mentor do cardápio foi Victão: Tainha na churrasqueira, cebolas assadas no mesmo local, molho tártaro, salada verde, salada de pepino no molho de iogurte e hortelã e arroz branco. Confesso ter ficado bem apreensiva, afinal, sempre sou eu no comando das comidinhas daqui de casa. Mas relaxei e fiquei com um olho no peixe e outro no documentário "Simonal, só eu sei o duro que dei", da vida de Wilson Simonal. Muito bom por sinal.


Lá pelas tantas me rendi a uma latinha de Brahma estupidamente gelada, uma ducha de igual temperatura e me sentei à mesa. O cenário é este que podem conferir na foto: o peixe com seus dentes de alho picados, um maço de cheiro-verde, sal na medida e limão. As cebolas by Bill foram abertas e temperadas com bastante azeite. O molho tártaro a lá Vitão levou maionese, cebola, molho inglês, mostarda, cebola picada e cheiro verde. A minha receita é totalmente diferente mas a dele arrasou.


Um parágrafo para a salada de pepino: raladinho na parte mais fina do ralador, o pepino descansou por umas duas horas na peneira para derramar sua água excessiva. Depois disso foi só misturar com iogurte natural desnatado, hortelã beeeem picada e sal. Só. Simples e divino.


Folhas de alface e rúcula lavadas. Arroz branco fresquinho feito na manteiga e na cebola. Peixe no último degrau da churrasqueira já desmanchando em sua própria gordura. Tudo pronto, bora para a mesa.


Não sou fã de peixe, muito menos aqueles que vem servidos com a cabeça. Isso não foi empecilho para sucessões de hummmm, nossa!, delícia, demais, muito bom! E os comentários mais chavões para refeições baseadas em peixes: "Leve e gostoso", "e não pesa, né?", "nutritivo e light". Comemos muito bem. Além de saborosíssimo o legal da história foi que não fiz nada. Pude apenas sentar e degustar um prato alheio em meu primeiro domingo de férias, ao ar livre com o marido e um grande amigo: perfeito, não?

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

olha quem ta de olho na gente: a Nissin

Amigos, e não é que o Danada da Nanda tá que tá?
Recebi hoje a tarde um e-mail do pessoal da Nissin a respeito do post anterior. Eles leram, gostaram e ainda contaram uma novidade para lá de bacana: novas versões de miojo virão por aí.
Pedi detalhes, inclusive nutricionais e calóricos, para fazer um post bem bacana para que vocês também possam curtir esta delícia com ou sem o vinho branco!
:-)
Valeu Nissin-Ajinomoto! Continuem nos acompanhando que novas receitas de miojo virão por aí!

toque de chef no lamem

Caros, se tem uma coisa que eu a-do-ro é miojo. De preferência o tradicional da Nissin.
Ele só não quebra galho como também é, para mim, uma ótima opção dos dias que estou com o estômago meio em dúvida do que ele quer, quando comi muita carne nos churrascos daqui de casa ou simplesmente quando estou com vontade de mastigar alguma coisa em um horário inadequado.

Eis que na semana passada, depois de um sabadão comendo picanha o dia inteiro me veio aquela fominha noturna. Sim, porque churrasco é bom e gostoso mas não sustenta. Não a mim. Sempre no fim do dia fica aquela fominha final. Fui então fazer o meu miojo, o golpe final do sabadão antes de dormir.

Ele ali cozinhando seus exatos 3 minutos e eu olhando ao redor. Verdinha e pela metade, a minha companheira garrafa de vinho branco piscou para mim. Não. Não ia colocar vinho branco no miojo. Não. Pára tudo. Agora até miojo vou querer incrementar? Por que não?

Com a sensação de criança aprontando uma das suas peripécias, pinguei umas gotinhas de vinho branco logo após escorrer aquela água e colocar o temperinho próprio do macarrão instantaneo e uma meia colher de café de manteiga para dar um brilho no prato. Queridos leitores, amigos, clientes e admiradores de miojo: tentem! Ficou sensacional. Comi de cabo a rabo me divertindo e achando tudo aquilo o máximo. Peguei até um par de hashi para deixar a refeição ainda mais divertida. Fui dormir alimentada e feliz com minha humilde descoberta!

pilha de futuras delícias

Não resisti em tirar uma foto da pilha de massa de panqueca. Feitas com leite desnatado, ovos e farinha integral elas ficaram macias e leves. Faço fininhas por dois motivos: ganhar tempo com as calorias, ou seja, deixar ainda mais light e também porque não gosto de nada massudo.
Depois enrolei uma a uma com recheio de ricota temperada com cebola picadinha, salsa, sal e xerém de castanha de caju. O molho foi feito com caldo de legumes caseiro, leite desnatado e amido de milho para dar o cremoso do trem! Nós-moscada para finalizar.
Sinceramente: ficou bom, viu! É um dos pratos que seguem para a clientela na próxima semana.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

bolinhos de arroz


Aí estão os bolinhos de arroz integral e assados para que possam ir saboreando com os olhos. Hoje vai sair a leva de verdade, esta foi apenas a de teste. Como fiz muitos na fase de teste quem saiu ganhando foi a Maria Goreth, minha yorkshire de 5 anos que é por força maior vegetariana. Ela e seu companheiro, meu outro dog o Bartholomeu, estão se deliciando e mandando ver nos bolinhos que sobraram da primeira leva.

:-)

beijo a todos,

Nanda

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cardápio Danada da Nanda - 13 a 17 de dezembro

E lá vem mais uma semana e se não me engano a última do Danada da Nanda em 2010. A dúvida é: vocês vão querer comidinhas na semana que vai de 20 a 23 de dezembro? Eu acho que será uma semana corrida em que todos estarão enlouquecidos aproveitando para fazer compras na hora do almoço e aproveitando para começar a relaxar! Logo, deixo aqui um pedido a vocês: quem tiver interesse por favor me diga para que eu veja se haverá ou não comidinhas na outra semana, ok?

A semana entre Natal e Ano Novo é recesso certeiro!

Mas para esta última semana o que é que tem?

Tem: peito de frango desfiado e regado em seu próprio caldo com um toque de creme de leite light, bolinho de arroz integral assado e milho temperado!

Tem também: lasanha de brócolis no molho branco com toque de gorgonzola;

E o que mais? Tem merluza assada no leite de coco e um toque de coentro, purê de batatas e vagem refogada;

Ainda podem escolher por: panquecas de massa integral recheadas com ricota temperada com xerém e cobertas com molho branco, arroz branco com grão-de-trigo e seleta de legumes refogada.

E para finalizar tem: um delicioso feijão branco com calabresa defumada, arroz integral e couve no alho!

Eu já estou com fome, e vocês?

Aguardo por vocês!

um beijo e ótima semana,

Nanda

Prazer em cozinhar

Domingo. 19h30 min. Chove em São Paulo.
Duas manhãs de sol, a de sábado e de domingo. Três filmes assistidos. Páginas do interminável e cansativo "Amor no tempo do Cólera" - perdoe-me Gabriel Garcia Marquez, mas que sono que você me dá. Dois almoços deliciosos: um churrasco do marido e um japonês da Mourato Coelho. Um pé de arruda, morangos e flores plantadas. Final de semana quase completo. O que faltou?
Ah, cozinhar é claro!

Sem querer assustar ninguém, apenas perguntei ao marido: "Amor, vou cozinhar, posso?". Claro que foi apenas um aviso pois ele sabe que este é um dos meus maiores prazeres. "Claro, mas que pique hem?". E é assim. Em pleno domingo chuvoso, após folhear páginas e páginas de livros de gastronomia para me inspirar para a semana do Danada da Nanda não me aguentei.

Piquei cinco cebolas e coloquei grandes peitos de frango para marinar com folhas de louro, de manjericão, pimenta-do-reino branca e vinho branco. Lá eles ficarão até amanhã quando serão cozidos com pedaços de cenoura, alecrim e salsão. Objetivo final é fazer um desfiado de frango que será regado com este caldo apurado e ralinho para ser servido com uma outra novidade que renderá o post seguinte: bolinho assado de arroz integral!

Mas como o prazer em cozinhar não se detém apenas em temperar peitos de frango vou lá fazer as massas das panquecas desta semana! Um beijo a todos e boa semana,

Nanda