sábado, 23 de abril de 2011

linhaça na panqueca



A fim de prover a clientela de alimentos cada vez mais nutritivos, acrescentei linhaça na massa da panqueca. Achei o resultado fenomenal uma vez que deixou a massa mais consistente e o sabor intalterado. A maior diferença foi na coloração da massa, uma vez que a linhaça é mais escura e torra mais facilmente ao ir para a frigideira. Para causar menor impacto visual torrei apenas um lado que colocarei para dentro na hora de enrolar a bichinha.

Estou pesquisando o recheio dela. Creio que será a ricota que é muito bem aceita. Por enquanto vocês podem conferir, abaixo, as vantagens de consumir linhaça em suas refeições:

Cada 100 gramas de semente de linhaça apresentam aproximadamente 490 calorias. A linhaça contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno. E ainda apresenta ferro, zinco e uma pequena quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Cerca de 39% da sua composição é de óleo. Desse total, a maior parte é formada por ômega-3 (57%) e ômega-6 (16%), tipos de gordura polinsaturadas que devem ser obtidas através da alimentação, pois não são produzidas pelo corpo. Além do ômega-3 e ômega-6, 9% são gorduras saturadas e 18% monoinsaturadas. Tanto a semente amarela quanto a marrom apresentam as mesmas propriedades nutricionais.

Propriedades Medicinais - A semente de linhaça é considerada um alimento funcional. Isso porque, além das suas propriedades nutritivas, ela contém substâncias capazes de prevenir doenças. Por ser rica em ômega-3 e ômega-6, a semente de linhaça atua na prevenção de problemas cardiovasculares e ajuda na construção de moléculas de hemoglobina, exercendo ação antioxidante e de renovação celular. Uma colher de chá de óleo de linhaça ou uma colher e meia de sopa da semente moída, garante a ingestão de todo ômega-3 que uma pessoa precisa. A linhaça também é excelente na regularização das funções intestinais e indicada para diabéticos, por ser capaz de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Alguns estudos apontam que a linhaça pode ajudar na prevenção da obesidade.

Curiosidades - A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais. Antigas culturas consideravam a linhaça uma planta abençoada. Eles acreditavam que ela era capaz de trazer fortuna, restaurar a saúde e proteger contra a feitiçaria. Para os egípcios, o linho branco tinha uma ligação direta com a deusa Ísis, sendo um símbolo de luz divina e pureza.

0 comentários :

Postar um comentário