terça-feira, 19 de julho de 2011

Lasanha para os verdes



Apesar de carnívora, compreendo que nosso corpo precisa de um tempinho das carnes e de muitos vegetais. Por isso sempre tem uma opção vegetariana no cardápio Danada da Nanda Comidinhas. Invariavelmente muito bem aceito, diga-se de passagem. Esta semana investi mais uma vez em massa, pois com o frio a clientela quer é saber de esquentar a barriguinha. Fica por minha conta montar algo não tão nocivo à balança e de extremo prazer ao consumidor ( já que sou consumidora assídua de minhas próprias produções).


Veio então a lasanha de brócolis.


Com molho de gorgonzola!


Simples e fácil de fazer. O brócolis é pré-cozido com água salgada com uns raminhos de alecrim, afinal, se tem água por que não aromatizá-la? Já macio, é só picar ele na faca e deixar de forma gostosa de ser encontrada no meio da massa.


O molho: coloco cebola cortada bem miúda em uma panela com o fundo com um pouco de água. Só para a bichinha não grudar no fundo da panela e poder suar um pouco. Em seguida, deito o caldo de frango (sempre uso o natural, mas pode fazer com aqueles prontos, apenas use meio tablete para não impregnar o molho) e então o leite desnatado.


Ok, vão me perguntar: por que leite desnatado se vamos usar um queijo gorgonzola logo após? Aí é uma questão de filosofia de vida. Eu prefiro tomar refrigerante de baixa caloria mesmo em uma churracaria, pois economizando 120 kcal em um refrigerante, garanto mais este tanto de caloria em outro pedaço de picanha; logo, faço assim na hora de cozinhar também.


Voltando ao modo de preparo. Outro tanto de leite eu utilizo para dissolver o gorgonzola no liquidificador. Bato tudo e junto ao molho da panela. Um tanto de amido de milho para dar uma leve engrossada, nos-moscada, pimenta-do-reino, ajuste de sal e está pronto o molho.


Para fazer uma graça salpico ricota dentre as camadas.


Nesta hora até ligo um som, acho que combina meu Chico Buarque querido, para o ritual da montagem da lasanha. É algo simples, não exige esforço e é quase terapêutico: uma camada de molho, outra de massa, outra de brócolis, mais uma de massa, outra de molho, uma salpicada de ricota, outra de massa, outra de molho, lá vem o brócolis, chega mais massa, lá vem o molho e vai até aonde você achar que vale à pena!


Posso adiantar que fica super saborosa, sustenta e ainda por cima é nutritiva. Quem ficou a fim desta delícia deve se apressar e fazer seu pedido para a próxima semana. Esta lasanha está no cardápio a ser entregue em 24 e 25 de julho.

0 comentários :

Postar um comentário