terça-feira, 29 de março de 2011

Vagem sim!


Não acho a vagem a coisa mais atrativa do mundo. Mas ela é muito bem aceita pela clientela e estou sempre dando um jeito de deixá-la mais gostosa. Já foi com molho branco, com shoyu e esta semana vai com gergelim e cebola picadinha.


O post é para contar para vocês mais uma forma de cozinhar sem gordura; basta limpar a vagem e cozinhar a leguminosa em água temperada. O tempero vai da forma que você mais gostar. Desta vez foi com louro, sal, cebola e nós-moscada. Depois de servida eu salpicarei gergelim preto. Por que? Porque acredito que dá um gostinho especial e um croc que muitas vezes se perde por conta do congelamento. Faça na sua casa. Além de ser mais saudável é muito mais prático pois basta escorrer a vagem e o prato está pronto.


Hambúrguer hummmmmmmmm...

Este é o hambúrguer Danada da Nanda De Bão. Sem modéstia, ele é bão demais. E todos me perguntam: mas como fica com este gostinho de fritinho se não é frito e se não usas gordura? É segredo! Nada, é fácil: coloque seu hambúrguer na frigideira em fogo baixo. Deixe que ele solte sua gordura e quando brotar sangue na parte de cima dele, vire-o. Quando, em qualquer dos lados, ele estiver muito seco, grudando na frigideira regue com um tanto de água para umidecê-lo! Agora, o caldinho que fica na panela é que dá seu sabor. Quer experimentar?

sábado, 26 de março de 2011

Cardápio de 4 a 8 de abril

Para começar a listar nossas delícias da próxima semana vou mandar logo uma opção bem safada de boa: hambúrguer acebolado, arroz branco e batatinhas smille. Quem já experimentou desta delícia pode pegar o babador, não é?

Uma novidade no cardápio: alcatra ao molho chimichurri. Sabe como é? É um tempero de origem argentina que por sua proximidade com os pampas se tornou muito comum no Rio Grande do Sul. Composto por cebola, alho, cebolinha, salsinha, pimenta calabresa seca, pimentão, orégano e vinagre branco ele tempera a carne depois de pronta nos churrascos gaúchos. Ele leva uma boa dose de azeite para tal. Como na Danada da Nanda Comidinhas a gente deixa esta parte oleosa de lado, vou banhar a alcatra neste tempero e depois de 24 horas vou mandar os nacos para a pressão. O molho que formar ao final do cozimento servirá para regar a carne que seguirá para você acompanhado de arroz integral e batata doce.

Para dar uma quebra no ritmo carnívoro tem uma torta integral de legumes acompanhado de risoto integral de beterraba com gorgonzola e purê de inhame.

Frango assado de padaria, eba! Adoro. Coxa e sobrecoxa desossados com aquele temperinho de padoca. As cenouras serão assadas no mesmo tempero e farão parte do cenário como acompanhamento junto ao arroz também integral.

Adocicando o final da semana, cubos de lombo com molho agridoce e acelga. Arroz branco com grão-de-trigo e vagem refogada com gergelim preto.

Sopinhas da semana: sopa cremosa de alho-poró com cottage e creme de milho temperada com cubinho de calabresa defumada. Muita informação?

Vamos listar então: - hambúrguer acebolado, arroz branco e batata smille; - alcatra chimichurri, arroz integral e batata doce; - torta integral de legumes, risoto de beterraba com gorgonzola e purê de inhame; - frango assado de padoca, cenoura assada e arroz integral; - cubos de lombo agridoce com acelga, arroz branco com grão-de-trigo e vagem refogada! - creme de alho-poró com cottage; - creme de milho com calabresa defumada! E a todos desejo uma boa semana, uma ótima semana! Nanda :-)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Creme de beterraba - A receita


A pedido do amigo Robson Oliveira segue a receita do creme de beterraba com creme de ricota. Este é um dos pratos oferecidos para a clientela. Será entregue no próximo domingo junto aos demais pratos.
Pegue duas beterrabas bem lavadas e coloque em uma panela de pressão com uma cenoura média, dois tomates pequenos, uma cebola grande, duas folhas de louro, um ramo de salsão e sal. Aí vem a parte que vai depender que quem fará a receita: o caldo de carne. Eu uso o caldo de carne feito por mim mesma. Então, vão 2 litros deste caldo feito em casa. Mas se você quer ser mais prático, use um tablete de caldo pronto e concentrado diluído em dois litros de água.
Deixe todos os ingredientes, picados em 4 partes, por 40 minutos na panela de pressão. Após este tempo bata todos os ingredientes em um liquidificador e volte para a panela para apurar o gosto. Aí tempere com sal e pimenta-do-reino ao seu gosto.
O creme de ricota: bata metade de uma ricota com meio copo de leite para que ela fique cremosa. Caso prefira, junte uma colher de requeijão light. Eu gosto de colocar umas seis gotinhas de limão para dar aquele azedinho bão!
Está aí, Robson! Depois conte se fez e como ficou.

terça-feira, 22 de março de 2011

Feijão branco com calabresa defumada


Com 80 gramas de calabresa defumada, o feijão branco vai acompanhado de arroz integral e escarola refogada. Para deixar o prato mais leve, o a calabresa é aferventada para soltar sua gordura mais grossa. Em seguida segue para a geladeira onde seu caldo decantará deixando outra parte do óleo na parte de cima da travessa. Após retirada esta segunda parte mais pesada o feijão segue para as marmitinhas e direto para o freezer. Está leve, não está?

O acompanhante da crepe de frango: bolinho de arroz integral


Sem fritar, estes bolinhos feitos de arroz integral saem da panela e vão direto ao forno. 15 minutos de um lado e outros quinze minutos de outro lado mais um grill garantem esta cor dourada. O sabor vem do cozimento do arroz em caldo de frango, cebola e cheiro verde. Assadinho eles vão acompanhar a crepe de frango da próxima semana.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cardápio de 28 de março a 1 de abril

E que seja bem-vindo o outono! Minha estação preferida. Sol, ventinho gelado, bom para passear de dia e ótimo para jantares e aquele sono tranquilo à noite. Para estas noites reservei duas sopas diferentes. Uma é um caldo, um brodo com capeleti ou Capeleti in brodo. É um caldo de carne bem apurado que leva aproximadamente 100 g de capeleti de carne. Quem quiser pode jogar um queijo ralado depois de quente o caldo.

A outra sopa é um creme que minha mãe sempre fez muito bem: ele é de beterraba e leva um tanto de creme de leite, mas na Danada da Nanda Comidinhas ele vai com um tantinho de creme de ricota. Apostem, é para lá de nutritivo e saboroso. Fora que é lindo, sua cor é de brilhar os olhos.

Caminhando para o campo sólido do negócio, eu trago esta semana dois pioneiros em nosso cardápio e responsáveis por boa parte do sucesso Danada da Nanda: a carninha desfiada e o quibe de bandeja. O quibe é pedido especial da Regiane Custódio que na semana passada desfiou elogios à qualidade das comidinhas e de quebra pediu a volta do quibe.

A carninha desfiada umidecida no molho vermelho será acompanhada de arroz integral e batata assada e temperada com pó de pirlimpimpim. O quibe não pode ir sem a pasta de grão-de-bico ao alho e babaganuche.

O crepe será recheado com frango e terá a companhia de bolinho de arroz integral assado e brócolis.

Feijão branco com calabresa defumada, arroz branco e escarola refogada esquentam o dia mais friozinho. E para fechar, uma massinha pois ninguem é de ferro, certo? Lasanha de peito de peru e ricota temperada!

Ctrl C + Ctrl V, listando:

- Carninha desfiada, arroz integral e batata assada;
- Quibe de bandeja, pasta de grão-de-bico e babaganuche;
- Crepe de frango, bolinho de arroz integral e brócolis refogado;
- Feijão branco com calabresa defumada, arroz branco e escarola;
- Lasanha de peito de peru com ricota temperada!

A postos, no aguardo e à disposição,

Nanda

quinta-feira, 17 de março de 2011

o que é um dia feliz para Danada da Nanda?


quarta-feira, 16 de março de 2011

Bonito de ver e comer




Couve mantega. Este é o nome dela. Vem em grandes e largas folhas e talos grossos. Fica maravilhosa quando leva um susto no azeite bem quente com pedaços de alho picado e torrados.

Mas fica também deliciosa quando caramelizada com cebola na receita Danada da Nanda Comidinhas.

:-)

terça-feira, 15 de março de 2011

lagarteando enquanto você faz o pedido...

Clientela, até coloquei uma cor marrom para combinar com este molho delicioso que vem cobrindo o lagarto no seu próprio molho a ser enviado para vocês na próxima semana. Ta dilicia demais, não está?


Carninha moída lá de casa para você fazer na sua casa

Se tem um prato que faz um enorme sucesso no cardápio Danada da Nanda Comidinhas é a carninha moída "lá de casa". Ela se destaca desde seu pitoresco nome capaz de arrancar risos e piadas até seu gosto caseirinho mas não de qualquer casa, diga-se de passagem.

Fácil de fazer ela, como todos os meus pratos, não leva gordura adicional. E nem precisa, afinal toda carne conta com gordura própria. Então, o primeiro passo é colocá-la direto na panela e espalhá-la todinha. Neste mesmo momento você já pode jogar uma cebola inteira picadinha - digo para um quilo de carne moída. Já polvilhe a pimenta-do-reino, uma colher de sopa de orégano, duas folhas de louro e sal. Tudo a gosto.

Tampe a panela por uns 3 ou 4 minutos. Ao abrir verificará que a carne soltou parte de sua água. Mexa tudo misturando as partes ainda cruas com as partes já cozidas. Tampe novamente. E assim vá fazendo até perceber que toda água já se soltou e toda água já secou. Daí para frente começa o processo de "fritar" a carne.

Deixe um copo com água ao lado da panela e vá regando a carne. Deixe a carne secar até você ouvir aquele tsiiiiiiii de fritar a carne. E mexe e coloca a água de novo. Sempre regando levemente. Você vai perceber que aquela carne vai mudando de cor e o fundo dela vai formar uma camadinha escura que dá um sabor todo especial. Então, procure sempre soltar aquele fundinho para ele encorporar na carne.

Cheiro-verde picado entra no final. Procure deixar a carne menos seca para servir com arroz e feijão e mais seca para rechear panquecas e salgados.

Boa sorte!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cardápio de 21 a 25 de março

A semana começa com uma novidade na Danada da Nanda Comidinhas: sopinha. Esta semana vou oferecer dois tipos de sopa além dos cinco pratos costumeiros. É um test drive que vem ao encontro do pedido de muitos clientes que querem um algo a mais para sua noite ou até mesmo almoço.

Os sabores escolhidos foram: creme de abóbora com um toque de requeijão ligth e a outra é a sopa de legumes "lá de casa". Esta segunda é a bem tradicional e com um toque infantil: vai batidinha e muito saborosa. Serão 250 ml de sopa ao custo dos mesmos R$12 de sempre.

Agora, ao contexto tradicional danado de bom:

O tempinho de hoje me inspirou a trazer de volta, para a proxima semana, uma feijoadinha light. Sempre acompanhada de arroz integral e couve refogada. Eu, na verdade, já queria uma hoje mesmo.

Como prometido na semana passada: filé de frango recheado com brócolis e champignon. Para acompanhar tem arroz integral com cenoura e acelga na páprica.

Uma lasanha leve e diferente: lasanha de legumes com molho de queijo. Acho uma ótima pedida de prato único, saborosíssimo e light.

O lagarto vai apurado em seu próprio molho com arroz branco e cenoura refogadinha na cebola e cheiro-verde.

E para alegria geral da nação Danada da Nanda: carninha moída lá de casa, abobrinha ao curry, arroz e feijão!

Para copiarem e colarem em seus e-mails de pedidos...listando:

- Feijoadinha light - arroz e couve;
- Filé de frango recheado com brócolis e champignon, arroz com cenoura e acelga;
- Lasanha de vegetais com molho de queijo;
- Lagarto no seu molho, arroz branco e cenoura refogadinha;
- Carninha moída lá de casa, abobrinha ao curry, arroz e feijão!

E assim é dada a largada para mais uma semana na Danada da Nanda!

um beijo a todo,

Nanda

quarta-feira, 9 de março de 2011

montando crepe passo a passo

Vamos abrir uma parte da cozinha Danada da Nanda Comidinhas e mostrar aos amigos como se montar uma crepe lindinha e saborosa como a que será encaminhada nos próximos dias 13 e 14 de março para a clientela.

Primeiro passo: deixe tudo às mãos. Massas empilhadas, uma superfície de fácil uso e o recheio já prontinho logo ali. A embalagem já está a postos também.



Segundo passo: coloque a quantidade desejada de recheio no centro da massa. Eu gosto de tudo bem recheado.

Terceiro passo: feche um dos lados sobre o recheio.


Quarto passo: feche o outro lado da massa sobre o lado que já está deitado no dito palmito, no caso...



Quinto passo seguido do sexto passo: dobre as pontinhas formadas nas duas extremidades...


E tchã-nam: temos uma crepe fechadinha a lá Danada da Nanda!




Você pode enfeitar enrolando a crepe em uma ceboulette ou ainda virando a menina de pontinhas para baixo e cobrí-la com um delicioso molho de queijo. Boa, não?

Gastronomia & Negócios

E tem mais gente noticiando o trabalho da Danada da Nanda Comidinhas. Hoje foi publicado no site GASTRONOMIA E NEGOCIOS, quem quiser conferir pode ir até lá:

www.gastronomiaenegocios.uol.com.br

Está na sessão de revistas!

Boa semana curtinha a todos,

Nanda

terça-feira, 8 de março de 2011

Crepe semi-integral de palmito


De massa leve e recheio saboroso, a crepe é uma panquequinha dobrada de forma diferente e que não cobra um molho como parte do prato. Pelo menos esta é a crepe Danada da Nanda. E para dividir com vocês o prazer de confeccionar esta delícia é que vou descrever a forma de fazê-la logo abaixo.
Qualquer dúvida podem me escrever. Não é difíííícil de fazer, mas como não leva gordura é necessário certa habilidade e confiança o que está lendo.
Para a massa basta bater 3 ovos, uma xícara de farinha de trigo integral, uma xícara de farinha de trigo branco e uma xícara de germen de trigo. Duas xícaras e leite desnatado e uma de caldo de legumes - este eu mesma faço, mas para facilitar pode usar aqueles de saquinho sem gordura. uma pitada boa de sal e a massa está pronta para ir para a frigideira.
E como ela vai para a frigideira sem nenhuma gordura? Bom, primeiro tem que ser uma frigideira antiaderente. Segundo, o truque: esquente-a com água. Quando estiver aquecida, tire a água e jogue a massa. Ela vai desgrudar que é uma beleza.
Recheio:
Palmito picado, cebola picada, água e uma colher de requeijão light. Uma mão de cheiro-verde miudinho.
Água no fundo da panela com a cebola. Espere a água secar e adicione o palmito, o cheiro-verde e a colher de requeijão. Sal, pimenta-do-reino e pronto.
Último passo é a montagem...esta vem a seguir, um post só para ela!
Gostaram?

segunda-feira, 7 de março de 2011

O carreteiro da semana


A ser entregue na próxima semana, o arroz de carreteiro já está sendo feito. Apesar de ser uma receita fácil aqui na Danada da Nanda ela dá um trabalhinho a mais. Afim de deixar tudo mais magrinho, a calabresa é aferventada para soltar sua gordura mais grossa. O mesmo é feito com a carne seca que também perde um pouco de seu sal.



Tudo pré-cozido e cortadinho, é hora de colocar a cebola picada no fundo da panela junto com as carnes e deixarem elas interagirem livremente lá dentro. Depois daquela murchada inicial é hora de jogar o arroz branco e deixar ele fritar ali dentro ja roubando um tanto do aroma das carnes. Dois dedinhos de vinho branco para ajudar neste momento importante do nosso arroz de carreteiro.



Água fria, algumas bolinhas de pimenta-do-reino, uma corrigida no sal da água e metade do cheiro-verde. Aí é só deixar a água cozinhar o arroz.



Ao final, com o arroz cozido, uma boa porção de couve passada no alho bem cortada entra na dança para completar este prato de porção única e de rico sabor.

quarta-feira, 2 de março de 2011

para dar água na boca...


Fala que uma marmitinha desta com uma carninha ao molho bourguignon, arroz branco e batatas no alecrim não é perfeita para este dia chuvoso?
R$12, mais taxa de entrega e muito sabor!

Frango assado às quartas ou aos domingos







Temos muito a ideia de frango assado com macarronada no domingo, não? Eu adoro. Aquele com gosto de padaria, então, ai ai ai...mas ele vai bem com tantas outras coisas...arroz com batata...creme de milho...arroz-feijão-farofa...salada e afins.
E ele é um dos campeões de audiência da clientela Danada da Nanda. E como fazer um franguinho deste sem acumular gordura e fazer sobrar sabor é o que vem a seguir: receita de frango assado sem adição de gordura e ainda com a retirada do seu excesso.
Primeiro passo: tirar a pele de um quilo de coxa e sobrecoxa. Caso vai assar o peito, tire sua pele também. Mas eu acho que peito serve para outras coisas, não para assar.
Segundo passo: junte no liquidificador uma cebola grande, dois dentes de alho, 1/4 de pimentão da cor que você quiser, suco de um limão, uma boa pitada de pimenta-do-reino preta, uma colher de sopa cheia de orégano, uma colher de sopa de molho inglês e sal quanto baste. Junte um copo de água e se quiser duas colheres de vinho branco.
Terceiro passo: misture toda esta pasta no frango sem pele e mande tudo para o forno por uma hora em refratário coberto com papel alumínio. Ele cozinhará e assará no suco da própria carne. Caso queira, tire o papel alumínio por uns 5 minutos para mudar a cor da carne. Mas aviso aos navegantes: se você errar na mão neste momento pode ressecar sua carne.

Está prontinho, tenro e leve.
**Caso queira, coloque umas batatinhas descascadas no meio deste frango. Fica delicioso.

De Sampa para Recife

E não é que o pessoal de Recife também se interessou pela Danada da Nanda Comidinhas e sua falta de gordura no preparo das comidinhas?

Confiram este site danado de gostoso: http//:gastroonline.wordpress.com

Eu indico!

:-)

Receita Danada da Nanda no UOL

O Universo On Line é um dos novos endereços para quem quiser copiar uma das receitinhas Danada da Nanda. Eles acabaram de publicar a forma de fazer o fricassê de frango que a clientela tanto pede e repete.

Quem quiser conferir pode ir até o site UOL e na primeira pagina de receitas já vai ver a foto do danado em um dos flashs.

Quem quiser ir direto na receita é só clicar http//:receitas.uol.com.br/receitas/2011/03/01/fricasse-de-frango.jhtm

Está lindinha de tudo!

beijos e boa quarta-feira,

Nanda

terça-feira, 1 de março de 2011

O trivial: arroz e feijão, sem gordura, claro


É claro que um arroz feito no azeite e um feijão temperado com bacon ficam deliciosos. Eles não são proibidos, certo? Eu acho que todo mundo tem que comer bem e como quiser, mas no dia-a-dia, quem quiser comer de forma mais saudável pode começar pelo trivial: arroz e feijão.


O arroz pode ir para a panela antes da cebola e do alho. Ou seja, coloque uma xícara de arroz com meia cebola média picadinha e um dente de alho amassado e junto a água ainda fria. Sal a gosto. Fogo baixo e espere cozinhar normalmente.


O feijão: na pressão, uma xícara dele já pode ir acompanhado de duas folhas de louro, três dentes de alho amassados, uma bolinha de pimenta-do-reino e sal. Pronto. Deixar os 30 mintuos na pressão, abrir, dar aquela amassadinha para engrossar o caldo, provar o danado e tá pronto.


Tudo com sabor e mais leve!


Olha aí como fica gostoso.


beijos


Nanda