sexta-feira, 9 de março de 2012

Gente Danada: Maria, uma dona para lá de especial


Esta é Maria das Mercês Alkmin. Ela tem 46 anos, mãe de Sidney e Giovanna, avó do Gui. e há 16 é minha amiga. Hoje é amiga, começou trabalhando na minha casa quando eu tinha 17 anos e havia acabado de chegar de Sorocaba para iniciar meus estudos em jornalismo na Capital. Dona Má, como a chamo carinhosamente, não é só boa no seu trabalho de diarista como manda muito bem em tudo o que você pedir, pois ela faz tudo com o coração.

Ela me socorre em todos os momentos. Quando a Rede Record veio fazer matéria comigo e eu nada tinha pronto para a filmagem, logo gritei: Mááá, socorro, pode me ajudar? Querida que é, ligou para a clientela, mudou seus horários e no dia seguinte estava por aqui a me ajudar a preparar coisas para filmagem. Assim foi com todas as presepadas que me envolvi.

Mas nem sempre foi assim. Eu levei 14 anos para descobrir seu dom para cozinha. Quando comecei a cozinhar para os amigos e tudo começou a crescer, assuntei: "você não sabe mesmo cozinhar?". Ela mais do que esperta respondeu: "Não...". Afinal, sabia que eu pediria ajuda em mais coisas que apenas na organização da casa.

Mas um dia peguei uma encomenda grande e precisei de seu auxílio. "Má, você pode picar os maços de couve para mim?". E lá foi ela. Quando estava munida de folhas lavadas e uma faca afiada na mão, ela me pergunta: "Mas você quer fininha ou grossa?". Apertei os olhos forçando uma cara de indagação e respondi: "Como assim? Quem não sabe cozinhar nunca faria uma pergunta tão profissional como esta!". Ela então caiu na gargalhada, revelando seu segredo como uma boa mineira de Januária.

E assim, rasgo-me toda de elogios e embargo as lágrimas vindas da emoção de falar de uma pessoa tão especial e querida que sem questionar ou pestanejar se coloca à frente de nossa linha de produção toda vez que a porca parece que vai torcer o rabo. Obrigada, Má, você é uma amiga para lá de Danada!

0 comentários :

Postar um comentário