domingo, 8 de julho de 2012

A receita: Frango de Padoca



Domingo é dia de macarrão com frango, certo¿ Para mim, qualquer dia é dia de macarrão com frango. Adoro esta mistura pitoresca e aposto de olhos fechados em suas curiosas variações. Ela pode ser desde um molho bolonhesa para a massa e um filé de frango ou até um molho e tomates frescos com alcaparras e um frango no mel. Encanta-me o frango de padoca com espaguete.

E é este último que compartilho com vocês a receita e modo de preparo. Sempre me indaguei a respeito daquele gosto tão próprio dos frangos de televisão capazes de enlouquecer qualquer cidadão mesmo às nove horas da manhã de um domingo, hora ainda do café. Fui então a campo pesquisar e descobri com um dono de padaria o segredo de seu tempero: pimentão. Seu uso deve ser moderado mas sem ele não há sucesso, nesta área, alcançado. Vinho branco seco sem qualidade também é essencial.

Para simplificar seu feitio, visto sermos mulheres modernas e atarefadas, escolha o frango em pedaços, coxas, sobrecoxas e peito de frango sem osso mas não em filé. Para seis pessoas bastam dois pedaços de cada dos acima referidos. E como frango absorve facilmente os temperos é possível pré-preparar na manhã do dia santo.

Mande para o liquidificador uma cebola bem grande e descascada, meio pimentão verde pequeno e sem sementes, dois copos de vinho branco e seco, uma colher de sopa cheia de orégano, outra igual cheia de cheiro-verde picado, uma colher de chá de sal e outra igual mas pela metade de pimenta-do-reino. Bata tudo e derrube por cima da carne e misture de forma que envolva tudo igualmente.

O mais gostoso da receita é poder aproveitar a manhã toda de domingo sem nem se preocupar com o restante do almoço. Tendo a massa na dispensa e uma boa polpa de tomate é sinônimo de estar quase tudo pronto. Aproveite para ler as revistas semanais, tomar aquele sol e passear com os cachorros.

Tome aquele delicioso banho demorado, passe todos seus cremes e coloque o papo em dia com o companheiro. Acenda o forno, abra seu vinho, sirva-se e ligue o som. Dez minutos depois, coloque o frango para assar em um refratário devidamente coberto com papel alumínio.

Enquanto isso, bata meia cebola no liquidificador com um punhado de manjericão fresco, uma boa pitada de sal e outra generosa de nós-moscada. Mande ao fogo e ferva por dez minutos. Pode deixar cair um golpinho de vinho daquele que serviu em sua taça para poder incrementar o sabor. O molho está pronto e sem nada de gordura, percebeu¿

Ligue para os convidados e peça um pão italiano para um e uma sardela para o outro. Tire sua manteiga predileta da geladeira e não esqueça de ter um bom parmesão os dois momentos.

Quarenta minutos depois do frango ir ao forno retire o papel alumínio e deixe que o mesmo core por uns 15 minutos. Enquanto isso cozinhe sua massa, esquente o molho e chame todos para a mesa. Sirva um por um decorando o prato com mais uma folhinha de manjericão. Seu frango de padoca ganhará muitos fãs e você, sem dúvida, alguns bons elogios.

Para o frango:

12 pedaços de frango
1 cebola grande
Meio pimentão sem sementes
2 copos de vinho branco e seco
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de cheiro-verde
1 colher de café de sal
Meia colher de café de pimenta-do-reino

Para o molho:
1,5 l de polpa de tomate
1 cebola grande
Meio maço de manjericão
1 pitada generosa de nós-moscada
Sal

0 comentários :

Postar um comentário