terça-feira, 18 de setembro de 2012

Soja ao Curry: paz e sabor na sua cozinha




        Deliciosa. Só esta palavra pode traduzir o sabor desta receita de soja ao curry com legumes que experimentei na cozinha do Centro de Meditação Kadampa Brasil, tocada pelo chef Ricardo Colella. E como na vida nada se cria, tudo se copia tomei a liberdade de adaptar a receita dele para a Danada da Nanda Comidinhas onde tudo é feito sem adição de gordura.

        E ela segue assim: um saquinho de 300 g da proteína de soja texturizada, e em bolinhas, é primeiramente bem lavadinha. Em seguida é posta de molho em 1,5 litro de água quente com dois saquinhos de caldo de legumes sem gordura. Ali ela descansa por mais ou menos duas horas.

       Vejam, esta é a minha receita, não a do amigo Ricardo que chega a tirar toda a minha concentração durante os cursos de meditação naquele templo da paz. E sabem por que¿ Porque é impossível estar por lá fazendo aulas ou retiros e não pensar na delícia que te espera para o almoço. Se você ficar para dormir então...ai ai...isso se estende para o jantar quando ele coloca deliciosas sopas ao seu dispor. Tudo muito simples mas com uma sofisticação de tempero sem igual.

        Mas voltando à nossa receita. Depois de bem hidratada eu a coloco no fogo com uma cebola grande picada em cubinhos e deixo cozinhar em fogo baixo por mais ou menos trinta minutinhos. Caso a água vá secando eu vou derrubando um pouco mais de água quente para manter o cozimento à todo vapor.

       Enquanto isso cozinho alguns floretes de brócolis, outros de couve-flor, pedacinho de cenoura, e pico largar fatias de acelga. Abobrinha em cubos é bem vinda. Dou uma pré-cozida em água com sal e deixo ali do lado, al dente, esperando sua vez.

       Volto para panela, experimento o caldo, corrijo o sal e jogo uma colher de sopa de curry, uma pitada de nós-moscada, outra de pimenta-do-reino e deixo ferver mais 5 minutinhos. Incremento com mais uma xícara de leite e adiciono os legumes. Deixo em fogo baixo mais 3 minutinhos, tempo suficiente para a acelga se acomodar no prato. Jogo um copo de requeijão sem gordura e um maço de cheiro-verde bem picadinho.

      Aí você faz a soja na sua casa e me conta depois se tenho ou não tenho razão em por ver ou outro me distrair e pensar no almoço do Ricardo. E você também tem outras duas opções para experimentar estas delicias: ou pede na Danada da Nanda Comidinhas ou visita o Centro de Meditação Kadampa Brasil e torce para o Ricardo fazer uma para você!

Ingredientes:

- 300 gramas de soja texturizada em bolinhas
- 1 brócolis
- 1 couve-flor
- 3 cenouras em palitinhos
- 1 acelga pequena
- 2 pacotinhos de caldo de legumes sem gordura
- 1 cebola grande em cubinhos
- 1 xícara de leite
- 1 copo de requeijão sem gordura
- 1 colher de sobremesa de curry
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 pitada de nós-moscada

1 comentários :

Ricardo disse...

Obrigado pela lembrança ... é muita generosidade sua ...

Postar um comentário