segunda-feira, 22 de outubro de 2012

II Festival de Gastronomia de Gonçalves: que maravilha!!!


Foi neste final de semana a primeira parte do II Festival de Gastronomia de Gonçalves, MG. Não é segredo minha paixão pela cidade e seus habitantes. O suspiro do fundo do meu peito foi uma declaração de amor contida mas bem percebida pelo marido, que para lá me levava. Quando avistei as montanha,s ainda em Corrego do Bom Jesus,.ouvi um "O que foi, meu amor?", perguntou ele. "É muito lindo", respondi eu. E assim, para mim, começou esta festa maravilhosa ainda na sexta-feira, 19 de outubro.

Neste mesmo dia foi feita a festa de abertura. O Adriano e seus alunos tocaram, a Marília discursou e agradeceu, as crianças da escola homenagearam a Mantiqueira, a Montanha que chora e aonde todos eles moram. E logo em seguida: cachaça da boa e muita comida em mini-porções nos brindaram em boas vindas.

Estava o Sauá com seu frango com feijão branco e uma estupenda farofa de amendoim. A Dona Vilma e seu porco que só sai da lata se for para arrasar corações. O restaurante Rosa Madeira levou a simpatia do chef Vitor e um delicioso Risoto Baião de Dois, e o Janela com Tramela uma porção maravilhosa de petiscos. E as meninas da Senhora das Especiarias me mataram de comer Narizinho e Gabriela. Explico: Gabriela: sorvete de creme servido com bolinhos de chuva e geleia de cravo e canela. Narizinho: Sorvete de iogurte com calda de frutas vermelhas, sucrilhos de chocolate e uma redução de founde de chocolate. Sem explicações, mil sensações.

Até eu participei. Fui convidada a fazer uma oficina. Tema escolhido: comidinhas sem adição de gordura, claro. Prato explicado: filé mignon suíno no vinho verde com batatas e couve doce. Afinal o tema do ano é Comidinha da Vovó. Foi uma delícia, divertido e descontraído.




E todos os outros representantes da cidade estavam la! Cantores, artistas, artesãos, cidadãos. Estes últimos então nem se fala. São os verdadeiros temperos da festa. Gente boa, de coração quente, frases irreverentes e temperos que...a se quiser imitar, nem tente!

A festa continua neste próximo final de semana. São barracas de comidas mineiras e contemporâneas, músicas de raiz e de rádio, manhãs de sol e noites de estrelas e muita alegria espalhada nas ruas daquela pequena cidade capaz de encher coração, mente e barriga!

:-)


0 comentários :

Postar um comentário