segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cuscuz de colher, você quer?




Prato e sabor únicos: cuscuz de colher

Acreditando na gastronomia como entretenimento de alta complexidade estou sempre pensando em pratos capazes de despertar a curiosidade dos amigos e ao mesmo tempo desafiar o piloto do fogão. O cuscuz mole de colher é um destes pratos. Perfeito para um sábado de inverno, vai muito bem com uma tábua de queijos e algumas taças de vinho tinto. E na farra tudo pode ser misturado no final.

O segredo para um bom cuscuz de colher é o caldo a ser utilizado para seu feitio. Claro, é possível utilizar aqueles prontos mas o sabor do natural é incomparável. E para ter o seu basta colocar um peito de frango com osso na panela sob o fogo baixo do fogão. Deixe a pele virada para baixo pois com sua gordura será frita a carne junto a duas cebolas médias descascadas e cortadas ao meio, assim como as duas cenouras bem grandes. Coloque também dois talos de salsão, um ramo de alecrim, quatro sementes de pimenta-do-reino e dois tomates maduros partidos ao meio. Sal.

Deixe seu caldo ferver por duas horas em fogo baixo e sem tampar a panela mas quando completar os primeiros 60 minutos preencha a panela com a água que já evaporou.

Isso tudo você pode fazer na parte da manhã enquanto muda as flores do vaso, tira as taças mais bacanudas e monta aquela sala capaz de manter todos aconchegados por uma tarde toda. Corte os pães, disponha os queijos em porções, faça uns patezinhos e torre uns pãezinhos com manteiga e alho.

Deixe tudo pronto para o prato principal: meio maço de cheiro verde picado, 200 gramas de palmito picado, o conteúdo de uma lata de milho escorrido, 100 gramas de ervilhas frescas pré-cozidas.

Coe o caldo pronto. Bata os ingredientes do caldo junto com um pouco de água e volte para a panela. Com muita paciência vá despejando o fubá fino nesta panela e misturando com um fouet, de preferência. A paciência toda é necessária pois se despejar tudo de uma vez vai empelotar e dar uma trabalheira para recuperar. A quantidade de fubá será a metade utilizada na receita normal de cuscuz. Quando estiver um creme bem do cremoso já pode despejar o palmito, o milho, a ervilha e o cheiro verde. Eu jogo um tico de vinho tinto mesmo e acabo de temperar com sal e pimenta calabresa.

Grand finale para quem não quer economizar caloria: coloque pedacinhos de queijo brie no fundo de um refratário e adicione uma bela colherada de manteiga na massa do cuscuz. Despeje o conteúdo da panela no refratário, salpique queijo parmesão ralado e mande gratinar no forno.

Grand finale 2: coloque duas colheres de açúcar com duas de água no fundo da panela e quando aquecer passe um maço de couve picada por ali. Escorra o excesso de líquido e sirva pequenas porções sob o cuscus na hora de servir.

Potinhos em mãos, sirva os amigos e corra para o sofá para finalizar o papo e ganhar seus elogios!


Ingredientes:

2 litros de água
250g de fubá fino ( ou preparo pronto para polentas )
1 peito de frango
2 cebolas grandes
2 cenouras grandes
2 talos de salsão
2 tomates
4 sementes de pimenta-do-reino
1 vidro de palmito
1 lata de milho
100 g de ervilhas frescas

Opcional: 1 colher farta de manteiga e 150g de queijo brie

0 comentários :

Postar um comentário