domingo, 4 de novembro de 2012

Gente Danada: meu braço direito, a Virgi!



    A mil por hora anda esta moça nascida na Bahia que se criou no Rio de Janeiro e hoje solidifica sua vida nas Serras de Araçoiaba. Ao lado da primogênita Naiade e na caçula Deirdre, Virgínia, 45 anos leva a vida correndo adoidado pois tem sede de viver. Generosamente, ela dedica três de seus dias da semana para me ajudar na Danada da Nanda Comidinhas. Fazendo o que? Tudo! Simplesmente tudo.

    Virgi, como delicadamente a chamo, é fonte inspiradora de diversos jargões: é pau para toda obra, é mais que uma funcionária é uma amiga, é um furacão em suas funções e tem coração de mãe pois sempre tem carinho para mais um. Quando esbraveja é só esperar um tempinho que logo seu coração fala mais alto, ela repensa, e pacifica a situação.

    Não deixa ninguém na mão. Enquanto sua colega não terminar o trabalho ela não tira o avental para ir embora. Ajuda nos “finalmentes”, como costuma dizer, e só quando o bolo está para desenformar é que voa para seu ninho mas não sem antes pegar o Gi ( seu genro queridinho ) pelo caminho e vai aninhar todos em casa.

    E outro dia, inocentemente, ela se surpreendeu ao me ver lavando panelas, varrendo o chão e ajudando-a nos seus “finalmentes”. Elogiou-me como “patroa” bacanuda dando uma força no trabalho pesado...tsc, tsc, mal entendeu ela que naquele momento eu apenas tentava reproduzir estar porção de bondade e generosidade por ela apresentada semanalmente em nossa cozinha.

    E é isso aí: esta é a Virgi, nossa Gente Danada da vez, responsável por me ajudar a picar, temperar e servir cada uma das marmitinhas de vocês. Guerreira, batalhadora, vencedora e merecedora de todos elogios, incentivos e felicitações. Virgi, sou sua fã.

                                                                      Beijinhos, Nanda!

0 comentários :

Postar um comentário