quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lasanha Bolonhesa de Soja: boa de regime

                                          foto: divulgação


Superando todas as expectativas, a lasanha de soja bolonhesa é a grande surpresa dentre as opções de pratos escolhidas pela clientela em busca de pratos saudáveis. A soja, em si, não é muito bem vinda. Mas a lasanha feita com o molho no qual a proteína texturizada de soja substitui a carne bovina moída tem feito sucesso total.

E acho isso muito bacana pois como não utilizo gordura para sua cocção isso deixa a tarefa ainda mais merecedora de atenção. Quando refogada em azeite e manteiga a proteína de soja absorve estes sabores, ganha textura e chega até a ser chamada de carne por atingir um paladar aproximado ao de carne.

Sem este artifício delicioso, como fazer¿

Começo por uma boa lavada na PTS. Quando a água que dela escorrer estiver cristalina é hora de parar. Deixar a soja de molho em água com limão por meia hora é um bom truque caso tenha tempo e queira se livrar ao máximo do gosto natural do produto. Segundo passo: para 500 g utilize 1 litro de água e dois saquinhos de caldo de legumes sem gordura. Deixe de molho, assim como o trigo do quibe, por duas horas.

Enquanto isso, bata no liquidificador uma cenoura grande e crua junto a uma cebola grande devidamente descascadas e picada. Junte um talo de salsão, uma colher de café de cominho, outra de nós-moscada, quatro caixinhas de polpa de tomate, 200 ml de água e sal.

Voltando à soja, é hora de escorrê-la. Logo após, junte-a ao molho de tomate vitaminado que está no liquidificador dentro de uma panela e deixe ferver por meia hora. Tempere com um maço de cheiro-verde picado.

Daí por diante não há mais segredo, apenas surpresas. Monte a sua lasanha com camadas de massa pré-pronta, outra de molho, outra de muçarela fatiada, outra de massa...e assim por diante. Cubra com queijo parmesão ralado e mande para o forno por 25 minutos.

A soja alimenta e dá uma enorme sensação de saciedade e não possui gordura saturada e uma xícara de chá tem apenas 139 kcal. Bem temperada, substitui muito bem a carne e com o queijo e a massa deixarão sua refeição leve e sem aquela cara enjoada de regime.

0 comentários :

Postar um comentário