quinta-feira, 8 de novembro de 2012

tsssssssss, bife!!!!


Dias desses recebi um email, de uma querida cliente, pedindo dicas de como fritar bife, de preferência daquele com cortes altos, sem usar gordura. Rapidinho mandei duas dicas de como fazer carnes sem espalhar gordura pela cozinha e nem perder aquele gostinho de que só os bifes podem nos dar. E acho que todos podem tentar fazer o seu. E um dica pessoal: bife merece apenas sal, quiçá uma pimentinha do reino e ponto. Ele por si só se garante.

Vamos lá?


1) Se for fazer um bife mais alto, você pode colocá-lo em uma frigideira com um pouco de água no fundo. Tampe-a e deixe o bife por ali até a água secar e ele começar a "fritar" no calor por mais ou menos um minuto. Quando perceber o sangue da carne surgindo por cima do bife é hora de virar a carne. Vire e deixe por mais dois minutos mas ainda com a tampa. Se achar que a carne ainda não cozinhou o suficiente, despeje um pouco de água quente ao redor do seu bife. Esta água vai soltar aquela borra que a carne faz na frigideira e conceder o sabor de fritura natural à sua carne.
Mas lembre-se: nunca jogue água fria em uma carne quente pois ela virará uma borrachinha.
E nunca vire o bife mais que duas vezes pois isso acaba endurecendo a carne também

2) Uma outra carne bem fácil de fazer é na panela de pressão! Gosto de colocar alcatra em peça inteira. E é só colocar a peça direto na panela, salgar a gosto e fechar a mesma. Coloque no fogo baixo e conte 20 minutos depois que pegar a pressão. Tire a pressão, abra a panela e fatie a carne na altura que quiser. Veja se já está no ponto de cozimento que quer. Caso não, volte mais um tempo, uns 5 minutos. Caso sim, basta voltar a panela ao fogo e misturar a carne ao caldinho que ficou por ali.
Você pode incrementar colocando cebola, alho, ervas, cheiro verde ou temperos ao seu gosto.


Espero que apreciem e me contem como ficou.

beijinhos

Nanda

0 comentários :

Postar um comentário