quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Historinha de dar água na boca



E desta vez o personagem é um dos pratos que acredito serem gosto de 95% das pessoas que conheço! Esta seman, colocar estrogonofe de carne no cardápio do Danada Da Nanda foi motivo para choverem pedidos duplos de estrogonofe ou ainda aqueles que andaram sumidos pedindo o tal mais mais da lista! Precisei fazer dose dupla se comparado aos demais pratos.

E foi uma delícia fazer este estrogonofe em especial. O motivo: uma das clientes relutou em pedir o tal do cardápio por não se dar muito bem com leite e seus derivados. Hummmmm...poxa, mas ela vai ficar sem estrogonofe. Tudo bem que talvez ela nem faça parte dos 95% das pessoas que conheço que gostam de pedacinhos suculentos de carninhas envolvidos em um molhinho curtido na dita já frita e regada a molho inglês. Mas, mesmo assim, resolvi tentar algo que agradasse a todos, inclusive e especialmente a quem não goste, possa ou queira derivados de leite.

E foi nesta experiência que realizei um desejo a muito esperado: a cor ideal para o meu estrognofe. Quem pediu poderá entender um pouco melhor este post e quem não viu poderá vislumbrar os pigmentos coloridos deste relato em uma foto a ser reproduzida assim que eu achar meu cabo e baixar a dita imagem.

A cor: marrom com base no fundinho de panela criado quando se "frita" a carne somado ao vermelho do cat chup - sim, uso cat chup como minha mãe ensinou - e uma escuridão vinda do molho inglês. Acredito piamente que ficou uma cor de ferrugem maravilhosa. Mas ferrugem mesmo, velha, curtida, forte, naquele estado avançado em que o laranja já passou e o vermelho solta apenas quando se molha algo enferrujado.

O original da vovó

A receita do melhor estrogonofe do mundo, e da minha vida, é o da minha mãe Tetê que sempre conta copiar a receita de minha falecida avó, Celina. E o dia que descobri que outras pessoas fazem estrogonofe com molho de tomate eu quase não acreditei. Só não é pior de quando chutam o balde e colocam logo uma latinha de molho de tomate já temperado...mas enfim, voltemos ao da minha avó, mas sendo este o legítimo dela, não o do Danada Da Nanda:

Coloque sua carne já picadinha em uma panela e deixe que ela solte seu caldo. Vá retirando este caldo até secar os filézinhos. Mantenha este suco em um recipiente, junte água quente e um tablete de caldo de carne. Os filézinhos devem ser fritos em manteiga e cebola, muita manteiga e muita cebola. Frite, frite, frite. Já formou aquele fundinho marrom? Ótimo: jogue molho inglês e cat chup em medidas iguais, misture, esquente aquele cado da carne com caldo de carne e água e mande ver em cima dos filézinhos. Misture bem, abaixe o fogo, deixe ali apurando até a água reduzir pela metade. Preencha com um copo de leite. Engrosse com quanto bastar de maisena. Feche com o creme de leite. Prove, corrija o sal, tire o arroz da panela vizinha, abra o saco de batata frita e ... hum, coma muito!

A receita do Danada Da Nanda

Como muiiita manteiga e creme de leite não fazem parte do mundo de nossa comidinha do dia-a-dia, fiz nosso estrogonofe sem um nem o outro e sem o leite. A carne foi para panela com a cebola e ficou com seu caldo. Não escorri seu caldo e quando estava quaaase secando: molho inglês, cat chup e caldo de carne bem quente. 45 minutos de fogo baixo. Uma engrossadinha e uns toques em temperos e lá estava ele, lindo, gritante, com uma cor maravilhosa olhando para mim.
A tentação de jogar um pouquinho de creme de leite foi vencida assim que provei seu sabor: adorável!

Resultados

- escrevi oferecendo a experiência para a cliente que me inspirou e ela aceitou o desafio. Espero o resultado na próxima semana.

- e por mais que eu tenha mexido aqui e ali ainda acho as combinações do estrogonofe da minha mãe uma maravilha!

- de novo fiz a conta certa e não deixei nada para mim!

- e o mote do post: não colocar leite e nem creme de leite me levaram ao tão esperado resultado da cor do meu estrogonofe!


um beijo a todos

Nanda

1 comentários :

tania disse...

Nanda, eu preparo meu strognoff com creme de leite de soja... da um gostinho adocicado, pois eu nao uso catchup (nao suporto o sabor do catchup), e engrosso o molho de tomate preparado em casa com um pouco de massa de tomate pronta. Fica divino tbm!!

Postar um comentário