terça-feira, 30 de outubro de 2012

Receita Mineira para A mineira! Filé mignon suíno ao vinho verde




Não foi a toa que a primeira pessoa me pedir a receita do filé mignon suíno ao vinho verde com batatas e couve doce foi a divina Fernanda Carneiro, também conhecida como mãe de Max. Esta mineira é um pouco responsável por minha paixão pelas Minas Gerais pois desde pequena somos amigas e desde então ela representou seu estado com todo amor que ele guarda em suas entranhas montanhosas. Um prato com inspirações mineiras para minha diva mineira!

Ferdi, esta é para você!

 Peça ao seu açougueiro a bondade de cortar em escalopes 1 quilo de filé mignon suíno. Enquanto ele o faz, passe num mercado gostoso e pegue uma garrafa de vinho verde, 5 batatas das grandes e um maço de couve. Caso não tenha em casa, guarneça o carrinho com 1 cebola grande, 1 cenoura média, pimenta-do-reino branca, nós-moscada, alecrim, cominho, sal, açúcar.

De volta para casa, bata no liquidificador a cebola e a cenoura devidamente descascadas com um copo de vinho verde, uma colher de chá de cominho, outra de nós-moscada e uma bela pitada da pimenta-do-reino branca. Sal a gosto é algo muito antipático de dizer mas redime qualquer cozinheiro de errar na medida certa. Eu arrisco aqui uma colher de chá cheia de sal. Coloque o resto do vinho para gelar.

Misture tudo aos escalopes e deixe marinar por pelo menos uma hora. Neste meio tempo, pique a couve da forma que for mais fácil. Eu gosto de, nesta receita, cortar ela bem grosseiramente para peder a cara de acompanhamento de feijoada. No outro meio tempo, descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas, de mais ou menos um dedo de altura.

Volte para o filé mignon suíno já com uma boa panela disposta no fogo médio de seu fogão. Boa panela para mim é panela de fundo grosso mas não necessariamente de ferro. Disponha a carne uma ao lado da outra deixando o marinado para trás. Tampe a panela e deixe ali, agora em fogo baixo, por 10 minutos. Abra a panela e vire cada pedacinho de carne e volte a tampar a mesma. Mais cinco minutos e abra novamente.

Pulo do gato: deixe que a carne frite até secar e dar uma grudadinha no fundo. Sim, dar a grudadinha é o pulo do gato. Quando ela já tiver criado uma casquinha marrom lá por baixo é hora de despejar aquela marinada que ficou para trás acrescentada de 300ml de água quente. Misture tudo até soltar aquele queimadinho delicioso do fundo da panela. Ajeite as carnes e então disponha as batatas e uns 3 raminhos de alecrim por cima. Tampe a panela e deixe em fogo baixo por 20 minutos.

Hora da Couve

Em outra panela de tamanho médio, coloque meio copo de água, duas colheres de açúcar e deixe esta mistura reduzir pela metade. Acrescente sua couve, tempere com sal, misture bem e cozinhe por dois minutos ou até a água secar. Sua couve está pronta.

Hora H

Depois dos 20 minutos do escalopinho cozinhar a sua batata também estará al dente. Com jeitinho, puxe a carne para cima delas e dê uma chacoalhadinha geral na panela. Se estiver quase sem caldo, pode acrescentar mais um copo de água quente e deixar no fogo baixo por mais 10 minutinhos.

Pegue os pratos, sirva a couve, os escalopes e as batatas. Regue com o caldinho que sobrou na panela e brinde com uma taça geladinha daquele vinho verde que restou na geladeira. 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cardápio Danada da Nanda - 5 a 9 de novembro




Delícias e mais delícias para a semana que vem!
Tem dois tipos novos de panquecas - maiores e únicas, de carne e vegetariana.
Tem para gregos e troianos
Bora lá?

Panquecão de carne, arroz integral e brócolis refogadinho
(Uma única panqueca de massa integral e tamanho grande recheada com carne moída, ovos cozidos e queijo muçarela. Arroz integral e brócolis acompanham)

Panquecão de espinafre, arroz integral e creme de cenoura
(Uma única panqueca de massa integral e tamanho grande recheada de espinafre, ovos cozidos e muçarela. Arroz integral e creme de cenoura acompanham)

Lagarto ao molho madeira com champignon, arroz integral e purê de batatas
(Fatias de lagarto cobertas com molho madeira e champignon, arroz integral e purê de batatas)

Frango de padoca, arroz integral e legumes refogados
(Coxa e sobrecoxa desossadas com aquele gostinho de domingo. Arroz integral e legumes refogados acompanham)

Pernil Louco, arroz integral e feijão branco
(Aquele pernil de sanduichinho de festa em sua marmita, sem gordura, e guarnecido por arroz integral e feijão branco)

Filé de frango com creme de milho, arroz integral e tomatinho recheado
(Filé de peito de frango coberto com creme de milho, arroz integral e tomatinho recheado)


Carninha moída “lá de casa” com cenoura, arroz integral e feijão preto
( Carne moída refogada com pedaços de cenoura, arroz integral e feijão preto)

Merluza a parmegiana, arroz integral e pirão de camarão
(Filé de merluza assado em leve camada de ovos e farinha de rosca e coberto com molho de tomate e muçarela. Arroz integral e pirão feito com camarão)

Escondidinho de Frango com Requeijão

Lasanha – Presunto, Queijo e Tomate Fresco



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Receitinhas para por a mão na massa


Ah, a macarronada. Quanto amor. Quanto sabor. Quantas possibilidades. Eles podem ser compridinhos, amassadinhos, redondinhos, quadradinhos. Podem ser borboletas, gravatas, leves penas, pequenos tubos ou grandes cilindros. Recebem de corpo aberto molhos vermelhos, brancos, verdes e amarelos. Tão italianos, brasileiros e orientais. Macarrão não é paixão nacional, é muito mais, é universal.

E ontem foi o dia do macarrão. A pedido do site Tempo de Mulher, de Ana Paula Padrão, o qual sou colunista e colaboradora, escrevi quatro receitas de molhos para esta minha tentação. Sim, por mim, vivo de macarrão. Espaguete então, ah, me enrola toda em paixão.

Escrevi então três molhos a base de tomate e dois a base de leite. Descrevi com azeite e manteigas, afinal, estes deliciosos componentes também devem estar presentes em nossos finais de semana e dias de festa. Mas quem quiser fazer sem eles sabe que também dá, aliás, se quiser, é só me perguntar.

Elas seguem abaixo para vocês se inspirarem e neste final de semana cozinharem.

Boa Sorte,

Nanda


Molho ao sugo (4 pessoas)

1 litro de polpa de tomate
200 ml de água
1 cenoura grande
1 cebola grande
1 talo de salsão
1 colher de leite
Sal – o quanto bastar

Bater tudo no liquidificador, menos a cebola.
A cebola pode ser picada em pedaços pequenos e refogada no azeite. Depois de dourada basta derramar o molho no refogado e deixar apurar em fogo baixo por 20 minutos


Molho bolonhesa (4 pessoas)

800g de carne moída
2 colheres de sopa de azeite
200 ml de água
1 litro de polpa de tomate
200 ml de vinho tinto seco
1 cebola média picada
1 cenoura grande bem picadinha
1 talo de salsão picado bem fino
1 colher de leite
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de manjericão
1 raminho de alecrim
Sal – o quanto bastar

Despeje o azeite e a cebola na panela e refogue até dourar. Junte a carne moída e refogue até fritar. Junte a cenoura e o salsão picados e quando estiver tudo bem frito despeje o vinho tinto e espere que todo o álcool se evapore.
Junte o molho de tomate, a água, o orégano, o manjericão, o alecrim e o sal.
Ferva em fogo baixo por 25 minutos e sirva.


Molho de Calabresa Picante (4 pessoas)

500g de calabresa defumada
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picada
1 talo de salsão picado
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de nós-moscada
1 colher de chá de pimenta- calabresa
1 pitada de pimenta-do-reino branca
1 pitada de canela
2 cravos
200 ml de vinho tinto seco
200 ml de água


Deixe a calabresa fritar no azeite e na cebola até ficar bem moreninha.
Junte o açúcar e deixe que derreta. Em seguida, acrescente o salsão, a nós-moscada, a pimenta calabresa, a pimenta-do-reino branca, a canela e o cravo. Frite por 3 minutos e junte o vinho tinto. Quando secar é a vez da água e da polpa de tomate. Deixe ferver por 20 minutos, corrija o sal e sirva.


Molho de frango com requeijão

500g de peito de frango desfiado
800ml de leite
1 tablete de caldo de frango
200 ml de água quente
3 colheres de manteiga
1 cebola média picada
3 colheres de sopa de maisena
4 colheres de sopa de requeijão
1 pires de café de cebolinha picada
1 pitada de nós-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino branca

Refogue o peito de frango desfiado na manteiga e cebola. Tempere com a nós-moscada e a pimenta-do-reino. Junte o caldo de frango dissolvido na água quente e em seguida coloque o leite. Deixe ferver. Engrosse o caldo com a maisena, junte o requeijão e corrija o sal. Depois de servir o molho na massa, decore com a cebolinha.



Molho branco com funghi secchi

3 colheres de manteiga
3 colheres de farinha de trigo
1 copo e meio de leite
1 cebola média picada
1 pitada de nós-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino branca
200 ml de creme de leite

100g de funghi secchi
+ 1 colher de manteiga
1 tablete de caldo de legumes
300 ml de água quente
100 ml de vinho branco seco

Leve a manteiga para o fogo, derreta e refogue a cebola. Quando estiver dourada e despeje a farinha aos poucos. Mexa até misturar tudo. Aos poucos despeje o leite e vá desmanchando a bolota de farinha com manteiga formada anteriormente até que vire uma molho branco. Caso empelote, não exite, leve tudo ao liquidificador e volte ao fogo em seguida para apurar o molho branco.

Em separado, hidrate o funghi secchi em 300ml de água quente com o tablete de caldo de legumes por 15 minutos. Em seguida, escorra o funghi e refogue-o na manteiga e finalize com o vinho branco.

Em seguida, junte o molho branco, o creme de leite e o funghi, corrija o sal e sirva.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

II Festival de Gastronomia de Gonçalves: que maravilha!!!


Foi neste final de semana a primeira parte do II Festival de Gastronomia de Gonçalves, MG. Não é segredo minha paixão pela cidade e seus habitantes. O suspiro do fundo do meu peito foi uma declaração de amor contida mas bem percebida pelo marido, que para lá me levava. Quando avistei as montanha,s ainda em Corrego do Bom Jesus,.ouvi um "O que foi, meu amor?", perguntou ele. "É muito lindo", respondi eu. E assim, para mim, começou esta festa maravilhosa ainda na sexta-feira, 19 de outubro.

Neste mesmo dia foi feita a festa de abertura. O Adriano e seus alunos tocaram, a Marília discursou e agradeceu, as crianças da escola homenagearam a Mantiqueira, a Montanha que chora e aonde todos eles moram. E logo em seguida: cachaça da boa e muita comida em mini-porções nos brindaram em boas vindas.

Estava o Sauá com seu frango com feijão branco e uma estupenda farofa de amendoim. A Dona Vilma e seu porco que só sai da lata se for para arrasar corações. O restaurante Rosa Madeira levou a simpatia do chef Vitor e um delicioso Risoto Baião de Dois, e o Janela com Tramela uma porção maravilhosa de petiscos. E as meninas da Senhora das Especiarias me mataram de comer Narizinho e Gabriela. Explico: Gabriela: sorvete de creme servido com bolinhos de chuva e geleia de cravo e canela. Narizinho: Sorvete de iogurte com calda de frutas vermelhas, sucrilhos de chocolate e uma redução de founde de chocolate. Sem explicações, mil sensações.

Até eu participei. Fui convidada a fazer uma oficina. Tema escolhido: comidinhas sem adição de gordura, claro. Prato explicado: filé mignon suíno no vinho verde com batatas e couve doce. Afinal o tema do ano é Comidinha da Vovó. Foi uma delícia, divertido e descontraído.




E todos os outros representantes da cidade estavam la! Cantores, artistas, artesãos, cidadãos. Estes últimos então nem se fala. São os verdadeiros temperos da festa. Gente boa, de coração quente, frases irreverentes e temperos que...a se quiser imitar, nem tente!

A festa continua neste próximo final de semana. São barracas de comidas mineiras e contemporâneas, músicas de raiz e de rádio, manhãs de sol e noites de estrelas e muita alegria espalhada nas ruas daquela pequena cidade capaz de encher coração, mente e barriga!

:-)


Cardápio Danada da Nanda - 29 de outubro a 2 de novembro



Estrategicamente chegando na hora do almoço: O Cardápio!
Tá tão bom que dispensa comentários.
No aguardo!

Arroz de brócolis com bacalhau, tomate recheado e feijão branco
(Arroz branco feito com brócolis fresco e orgânico temperado com lascas de bacalhau. Acompanha tomate recheado com ricota temperada e feijão branco)

Kafta no palito, creme de grão-de-bico com alho e babaganuche
(Carne moída temperada aos moldes árabes com castanhas e assada em palitinhos. Creme de grão-de-bico ao alho e pasta de berinjela com tahine acompanham)

Feijoadinha Light
(Tradicional feijão preto feito com carnes magras acompanhado de couve e arroz integral)

Estrogonofe de frango, arroz integral e batata com açafrão
(Tirinhas de frango em molho a base de molho inglês e requeijão light acompanhados de arroz integral e batatas cozidas no açafrão)

Picadinho de carne com mandioquinha, arroz integral e farofinha de xerém de caju
(Pedacinhos de carne em molho de carne e mandioquinha acompanhados de arroz integral e farofinha de xerém de castanha de caju )

Filé de frango com creme de cebola light, arroz integral e legumes refogadinhos
(Filé de peito de frango coberto com acebolado de requeijão light, arroz integral e legumes frescos refogados)

Berinjela recheada, arroz integral e suflê de chuchu com queijo
(Berinjela recheada com massa feita de sua própria polpa temperada por tomates, cheiro-verde e pasta de alho. Arroz integral e falso suflê de chuchu com queijo acompanham)

Arroz de forno – Versão Bolonhesa
(Potinho com arroz integral, ervilhas frescas, ovos cozidos, queijo e molho bolonhesa Danada da Nanda)

Lasanha de brócolis – orgânico
(Sequência de massa, molho branco Danada da Nanda, brócolis orgânicos da Mantiqueira e muçarela)

Nhoque bolonhesa

Nhoque bolonhesa – Versão soja

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Clientela Danada: Mariana, a verdadeira Danada desta história!



Há alguns dias recebi um email bem educado de uma moça que morava em São Paulo e adoraria receber as comidinhas Danada da Nanda na casa da mãe dela em Sorocaba, afinal, ela ficou sabendo da gente por meio da Revista Bianchini, conceituada publicação mensal de Sorocaba e Região. Qual foi a surpresa de Mariana ao descobrir que a Danada da Nanda é uma empresa genuinamente paulistana atendendo sua cidade natal!

Aí o bem bolado foi ótimo: ela pediu daqui do interior e recebeu suas comidinhas congeladinhas em sua residência na Capital. Mariana tem 23 anos e há 6 mora em São Paulo aonde estudou arquitetura. Ela ainda nada, anda de patins, continua estudando e ainda por cima trabalha.

Para manter este pique acabava sempre optando pela facilidade dos restaurantes a la carte de perto do trabalho. E todo mundo sabe que são muito tentadores e nem sempre é possível escolher pelo mais light. Fora a grana que se gasta nessa rotina doida. E aí ela contou:

“Conclusão: comia muito e gastava muito também!   
Já fazia um tempo que estava procurando me alimentar melhor, ter melhor qualidade de vida, e gastar o meu vale refeição com o preço que me oferecem. Quando li sua reportagem na Revista Bianchini, entrei em contato e descobri que também entregavam em São Paulo.. Todos os meus problemas acabaram... 
Hoje em dia, como muito mais leve, esquento as comidas e como em casa mesmo que é pertinho do trabalho! Ainda sobra um tempo para eu dar uma cochilada, ou resolver assuntos pessoais. 
Fora o atendimento excelente de vocês, facilidade no pagamento e na entrega e a comida maravilhosa! Estou recomendando para todos os meus conhecidos!!! Parabéns!!!

Beijos para você Nanda,

e mais uma vez parabéns e sucesso. Já virei freguesa.”

Agora digam: quem é a danada nesta história toda¿

Mari, a casa é sua, abra a panela e sirva-se sempre que quiser!

Um beijo e obrigada por compartilhar tudo isso com a gente

Nanda

Cardápio Danada da Nanda - 22 a 26 de outubro




De arrasar, segue o cardápio da próxima semana!

TRIO DE LASANHAS VEGGIES!
Peça as três opções e cada uma sairá por R$12.
São elas:

- Lasanha de cenoura, ricota e muçarela ao molho branco
- Lasanha de berinjela com muçarela e molho vermelho
- Lasanha bolonhesa – Versão Soja ( Clássico Danada da Nanda)

E o que mais você vai querer¿ Escolha e me mande, estou a postos!

- Almôndega de frango no molho de maracujá e mostarda, arroz integral e escarola com calabresa defumada
(Bolinhos de peito de frango processado cozidos em molho de mostarda com toque de maracujá. Arroz integral acompanha assim como escarola refogada salpicada por cubinhos de calabresa defumada crocante)

- Quiche de espinafre com queijos, arroz integral e creme de cenoura
(Tortinha de massa integral recheada com batida de ovos, espinafre e queijos leves. Arroz integral e creme feito de cenoura e nós-moscada)

- Hamburguer-Queijo-Tomate, purê de batatas com ervas e vagem refogada
( 120g de carne moída cobertos com queijo e uma fatia de tomate marinado. Purê de batatas aromatizado e vagem refogadinha acompanham)

- Panqueca de frango com requeijão ( molho vermelho)., arroz integral e creme de milho
(Massa semi-integral recheada com peito de frango bem temperado com requeijão light e cheiro-verde. Molho vermelho. Arroz integral e creme de milho amarelinho acompanham.)

- Carninha moída “lá de casa”, abobrinha refogada, arroz integral, feijão preto
(Clássico Danada da Nanda!)

- Quibe assado, arroz integral e creme de grão-de-bico ao alho
( Clássico Danada da Nanda!)


- Filé de Merluza e Alacaparras, arroz integral e bobó de couve e camarão
(Filé de peixe coberto com suave molho de alcaparras e limão, acompanhado de arroz integral e um falso bobó com couve e camarão)



- Caldo Verde
( Caldo de carne com batatas, couve e cubinhos de calabresa defumada)

- Sopa da Legumes
( Clássico Danada da Nanda!)

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cardápio Danada da Nanda de 15 a 19 de outubro


Semana de feriado. Dia 12 a gente para, mas segunda-feira a alimentação especial está de volta.

E o brinde da semana é: peça 5 pratos e ganhe um Potinho de Feijão.

Logo, vamos lá:

- Filé de frango a parmegiana, arroz integral e batata smille
(Filé empanado e assado coberto com molho de tomate e queijo, arroz integral e batatinhas sorridentes)

- Yakisoba de frango
(Massa de macarrão japonês com legumes e pedacinhos de frango)

- Feijoadinha light
(Feijão preto com pernil e calabresa defumada, arroz integral e couve refogada)

- Bife acebolado, arroz integral e brócolis
(Bife feito na pressão com molho de cebola, arroz integral e brócolis)

- Carninha moída “lá de casa”, cenoura refogadinha, arroz integral e feijão
(Carinha moída feita nos modos Danada da Nanda, cenoura refogadinha, arroz integral e feijão danado de bom)

- Lasanha de presunto e queijo
(Sequência de massa, molho, presunto e queijo. Delícia)

- Lasanha de bacalhau
(Sequência de massa, molho, refogado de bacalhau, tomate fresco e queijo. Master delicia)

- Capelleti in brodo
(Capelete no caldo de carne )



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Sorocaba reafirma: é danado de bom mesmo!

Esta veio da Ana Paula Delbaje e está lá no Face dela:


Já postando no meu face: Pessoal, provei, aprovei e SUPER RECOMENDO a marmita chique, comidinha danada de boa e bem light da Danada da Nanda... Virei fã!!!

Obrigada Ana Paula, entre que a casa é sua!

Galera de Sorocaba informa: é danada do bom!


A galera de Sorocaba chega chegando e comentando. Priscilla Garcia recebeu suas comidinhas esta semana e já fez encomenda para a próxima, e mais, questionada se gostou foi logo contando tudo isso aqui:

"Se eu gostei ??? SIMPLESMENTE ADORAMOS seus pratos ! Minha irmã trabalha no Banco do Brasil do Esplanada, e ela tinha um problema grave para almoçar lá. Por menor que fosse o prato, sempre fica mais caro que suas refeições, e nunca é saudável. 

Bancárias, então a gente morre de gastrite !!! "

Se você ainda não provou tá na hora tá na hora!

:-)

beijos,

Nanda Canto

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cardápio Danada da Nanda - Dia das Crianças ( 8 a 12 de outubro)




Olá garotada! Semana que vem é nosso dia: Dia das Crianças.
E não podemos deixar de nos entregar a este dia tão nosso. Por isso, temos duas opções de dar saudade dos velhos tempos. Peça para você e para a molecada.

Ah, e o brinde da semana é uma mini porção de 4 nuggets. Então, peça mais de 5 pratos e leve a sua porçãozinha de lambuja.

Elas são:

- Dia de festa: salsicha no molho, arroz integral e purê de batata
- Franguinho sem vergonha: nuggets, arroz integral e creme de milho

Seguidas dos pratos mais adultos:

Bacalhau cremoso, arroz integral e tomate recheado
(Bacalhau desfiado no molho de requeijão light, cebolas e ervilhas frescas acompanhado de arroz integral e tomate recheado com ricota e xerém de castanhas)

Bife de panela, arroz integral com cenoura e purê de repolho na páprica
(Bife feito na pressão com molho de tomate fresco, arroz integral com pedacinhos de cenoura e  repolho passado na páprica doce e picante)

Estrogonofe de carne, arroz integral e batatinha smille
(Pedacinhos de carne em delicioso creme a base de requeijão e molho inglês  acompanhado por arroz integral e batatinhas smille)

Fricassê de frango, arroz integral e batata com açafrão
(Peito de frango desfiadinho em molho , arroz integral e batata assada com açafrão)

Panqueca de frango com queijo e molho de requeijão, arroz integral e brócolis refogado
(Rolinhos de massa integral recheados com peito de frango desfiado e bem temperado acompanhado de queijo e coberto com molho branco. Arroz integral e brócolis refogado acompanham)

Torta integral de escarola, arroz integral e feijão fradinho ao curry
( Massa feita com farinha integral e escarola, arroz integral e feijão feito com curry e tomates )


Lasanha de berinjela com muçarela
(Sequência de massa, berinjela refogada e queijo muçarela cobertos com molho de tomate Danada da Nanda)

Nhoque Calabrês
(Bolinhas de batata cobertas com especial molho de tomate Danada da Nanda e pedacinhos de linguiça calabresa defumada)

Sopa de abóbora com gengibre

Sopa de batatas com alho poró