domingo, 23 de junho de 2013

Arraiá de Propriedade:carne louca para sua festa junina


    Esta é a história de um batuto que se apaixonou pela moça da cidade. Sua fama de vaqueiro paquerador encantou a moça descolada da sociedade. Ele era o Quentão e ela a Carne Louca Chique toda cheia de propriedade. Eles se esbarraram em uma destas festas de granfina descolada e de tanto que combinaram se casaram em um arraiá de maior notoriedade.

    O dia da noiva começou cedo.  Para seu um quilo de corpulência muito tempero foi necessário: um copo de vinho branco, uma cebola raladinha, um curto ramo de alecrim, três folhas de louro, três pitadas de pimenta-do-reino branca, outras três de cominho, uma colher de sopa de orégano e uma colher de chá de sal. Tudo isso nela foi ajeitado para um descanso quase encantado.

   Por ser de linhagem nobre, a saber a d. Louca é um belo pedaço de patinho, e ser bem macia por natureza, sua estada na panela de pressão foi de apenas  50 minutos. Ela seguiu com todo o caldo do tempero e incrementou seu tratamento com:  80 gramas de tomates secos fatiados, 40 gramas de alcaparras, um ramo de alecrim, 50 gramas de cebolinhas em conserva e 2 litros de água para se manter bem hidratada.

    A granfina descolada, anfitriã da festa, já foi cupido de muitos outros casais inusitados. Temperou sopa de mandioca com maracujá, juntou o feijão com tomate e até com coco as lentilhas temperou. A cada festa é um encontro inusitado e muitos pares são achados.

    E como é fina, a d. Carne metida a louca, solicitou muitos pães italianos cortados em rodelas para se destacar pelo salão. Excêntrica, pediu às madrinhas uma chuva 50 gramas de quadradinhos de pimentões vermelhos e amarelos, bem fresquinhos e crocantes, para enfeitar sua apresentação triunfal como esposa do Quentão.

    Momentos finais, muito nervosismo, mas muita calma se faz necessária: hora de se desfiar toda e se jogar de volta ao seu próprio caldo. Atenção, concentração:  mais 15 minutos fervendo na panela  e, como toda noiva,  ela recebeu o toque final, ajustou seu sal, e seguiu vaporosa em pão italiano delicadamente transformado em uma carroagem.

    Suando e nervoso, o Quentão estava vermelhinho esperando no altar. Toda morena, toda faceira, ela dançou de todas as maneiras. Foi de arroxa a samba e com seu noivo saiu à pampa. Foram vistos outro dia em outra balada da alta sociedade mas dizem por aí que a Dona Carne Louca tem seguido seu Quentão é nas festas de Peão do outro lado da cidade.

Dica de Quentão


Compre um litro de boa pinga,1 xícara e meia de açúcar cristal, 360 ml de água, 4 colheres de lascas de gengibre, 2 limões em rodelas, uma laranja do mesmo modo, 2 canelas em pau e 4 dentinhos de cravo-da-índia. Fogão aceso, derreta o açúcar até dourar, junte a água e em seguida todos os demais ingredientes. Ferva em fogo baixo por 20 minutos e sirva. 

0 comentários :

Postar um comentário