terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Quiche, que chique!

                                            Foto: Jeferson Urias

     Requintadas, com ares de damas chiques, as quiches desfilam em boas mesas. Geralmente em ocasiões especiais e com certo ar de despojamento. Pequeninas, médias ou grandes elas sempre arrasam como petisquinhos, entradinhas ou prato principal. O que as diferencia é apenas o tamanho e este você pode decidir qual quer. Para este dia dos pais eu escolhi uma de massa semi-integral com recheio de presunto cru e queijo de cabra para aquele que dividiu a minha passagem para vir a este mundo. Assim mesmo, tudo bem forte como a gente sempre imagina que nosso pai é.

     Sem grandes segredos, a massa desta quiche grande, própria para aquela forma de anel que remove o fundo, de 18 cm de diâmetro, leva 1 xícara e meia de farinha de trigo integral e outra mesma medida de farinha de trigo branca. Para dar a liga basta juntar 3 colheres bem cheias de manteiga em temperatura ambiente. Ok, se mesmo em dia de festa quiser algo mais leve escolha margarina vegetal light. Uma colherinha de café de sal e mão na massa.

     Não consigo imaginar meu pai fazendo uma torta comigo, ele sempre foi dos melhores no cargo mor da família, mas nunca se rendeu às tarefas domésticas. Mas imagino muitos pais modernos chamando a criançada para a cozinha e aproveitando a receita para brincar e comemorar de verdade esta data separada para eles.

     É tudo tão simples. Chame a criançada, espalhe a farinha em uma tigela e comecem a amassar bem a manteiga com a farinha até o ponto dela desgrudar da mão e não espere ela se comportar, ficar toda lisinha e homogênea por não ficará. A cada nova apertada ela se soltará em nacos e assim sim estará perfeita para seguir para a forma e ali ser “colada”, naquinho por naquinho, em sua base e paredes. Qualquer semelhança com brincar de massinha não é mera coincidência.

     A farra continua com a quebra de 8 ovos para o invariável recheio da quiche. Quem conseguir quebrar mais ovos sem furar a gema não precisa tirar o prato da mesa e ganha o primeiro pedaço da sobremesa. Os ovos devem ser bem batidos com um fouet ou um garfo. Mais uma colherinha de café de sal, outra de nós-moscada e uma pitada gorda de pimenta-do-reino branca. Deixe os ovos descansarem e sigam para tarefa número 3: picar os 200g de presunto cru em pedacinhos pequenos assim como os 1r0g de queijo de cabra. Despeje tudo mais 250ml de creme de leite fresco nos ovos e pronto, “voilá, eis uma quiche!”. Só que crua!

     Mande-a para o forno a 180 graus e deixe por 30 minutos. Enquanto isso, lave as folhas de um pé de alface americana, outras folhas de rúcula, mais algumas de endívia e descasque uma manga. Sim, manga. Corte-a em filetes não muito grossos e em sua altura. Procure a travessa mais funda e própria para saladas e disponha as folhas alternadamente. As mangas podem ir no centro e uma chuvarada de aceto balsâmico seguida por uma garoa de sal terminarão o trabalho. Pronto, de acompanhamento a quiche virou prato principal seguido por uma deliciosa salada.


     Voltem os olhos para o forno. Lá está ela, alta e morena, crocante e saudável. A folia toda é capaz de servir até dez pessoas. Sendo assim, disponham os pratos mais bonitos, os talheres mais charmosos, sirvam uma refrescante limonada em copos altos para os baixinhos e vinhos para os mais velhos e comemorem em casa com um cardápio para lá de festivo.

0 comentários :

Postar um comentário