terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dia das crianças: expedição cozinha!

                                                         foto: Jeferson Urias

Um a um eles foram chegando e a cozinha foi se enchendo de alegria. Entre primos e amigos começava a Expedição Dia das Crianças. Nela vamos cozinhar deliciosos hamburguinhos, cortar torradas redondinhas e montar cachorro-quente para prensar na sanduicheira lá de casa. Somos uma trupe de 5 amigos, alguns de 6 e outros de até 12 anos, e por isso os adultos convidados devem despir sua seriedade, buscar sua infantilidade e vestir a carapuça da felicidade. Quero só ver...

Da geladeira da nossa coordenadora, a mamãe, eu e mais um amiguinho pegamos 1 quilo de patinho moído por uma só vez lá no açougue e despejamos em uma travessa de plástico para ali jogar uma colher de chá de sal. De mãos bem limpinhas revezamos as vezes em que amassamos as carne entre os dedos enquanto adicionamos uma colher de orégano (sim, aquele da pizza!) nesta mistura de nosso futuro mini-hambúrguer.

Enquanto isso, meus outros três amiguinhos muniram-se das xícaras de café lá de casa e faziam torradinhas redondas para acomodar os pequenos bolinhos de carne cada uma pesando cerca de 25g. Como? Aí que vem o barato da história. É só pegar uma fatia de pão de forma e apertar a boca da xícara de café contra o pão de forma deitado em uma tábua. Quando tiramos a xicrinha fica lá um pedacinho de pão todo redondinho e em cada fatia dá para fazer até 4 torradinhas. Em dez fatias eles fizeram 40 torradinhas para acomodar o mesmo número de carninha.

Nossa coordenadora escalada fez a gentileza de fritar em água nossos redondinhos e cozinhar as salsichas de frango dos cachorros-quentes ( ou seriam frangos-quentes?) a serem feitos em seguida. Ah, fritar em água é quando colocamos água em todo o fundo da frigideira junto do número de hamburguinhos que couberem. Quando a água ferver a carne vai começar a cozinhar e dar uma grudadinha ao fundo da panela. Ótimo, é daí que vem o gostinho de carne frita. Derrube mais o mesmo tanto de água, cerca de 100ml, e vire os danadinhos. Em 5 minutinhos a operação estará completa

Torradas redondas ao forno por 10 minutos.  Potinhos de cat chup, mostarda, maionese e requeijão light dispostos à mesa. Batata palha servida e muitas colheres para a galerinha montar suas comidinhas sem medo de errar na receita. O que vale é o nosso desejo. Afinal, comer sem culpa ou moderação é bem coisa de criança.

Para o sanduba cada um pegou duas fatias de pão integral e lambuzou de requeijão light. Com faquinhas sem ponta cortamos as salsichas de frango ao meio e acomodamos da melhor forma em uma das bandas do sanduíche. Em cima eu coloquei cat chup, mostarda, bastante batata palha e a outra fatia do pão de forma. De lá tudo foi direto para a sanduicheira que de uma vez só acomodou o sanduba do meu amiguinho.

Enquanto esquentavam, fomos colocando cada hambúrguer já frito em cima das torradinhas feitas sob medida para eles. Em cada um deles fizemos carinhas, florzinhas e colocamos folhinhas de alface para ficarem ainda mais molhadinhos. Para beber, nossa coordenadora fez um suco de laranja com uva, maçã, morango e abacaxi e nos disse que era de tutti fruti e fora adoçado com açúcar mascavo. Ficou animal.

Ao nos sentarmos à mesa éramos uma bela representação do cardápio. Eu tinha manchinhas vermelhas na camiseta, meu vizinho estava pintadinho de amarelo e até farelo de pão foi encontrado na roupa do meu irmão. Rimos muito e combinamos de um comer o lanche do outro. Foi uma experiência e tanto...Depois disso tudo ainda nos divertimos e muito na expedição limpar a cozinha sob o tutorial de nossa querida e amada coordenadora. Ai ai, isso sim, foi um saboroso dia das crianças.


Dica: Pese cada hamburguinho em uma balança de precisão destas de cozinha. Melhor, peça para seu pequeno pesar.

beijos da tia Nanda

0 comentários :

Postar um comentário