sábado, 30 de abril de 2011

é mole mas não é mole não



Um quê bem caipira na Danada da Nanda Comidinhas desta semana trouxe o cuscus mole de frango. Para ser comido de colher, esta porção única traz farinha de milho engrossando o mais puro caldo de frango. O frango, por sua vez, entrou desfiadinho fazendo coro ao palmito picado, milho, ervilhas frescas e muito cheiro verde. Fazendo as vezes da verdura da vez: couve caramelizada para fechar o prato.

terça-feira, 26 de abril de 2011

elogio é tão bom...

Este veio da Milene, uma cliene que leva minhas comidinhas lá para Jundiaí! Ela tem feito encomendas para ela e para seu pai...olhem só:


Nanda... boa tarde!

Mais uma vez: sua comidinhas são deliciosas!!! Nem dá pra acreditar que podem ser tão saborosas mesmo sem usar gordura (ou óleo, azeite, etc.). Parabéns!!!! Estou muito feliz em te encontrar (meu pai também).

a Nanda agradece feliz da vida!

salve a sálvia


Nada mais gostoso que ter seu próprio tempero, ali, pertinho de você. Eu tenho minha mini horta em meu quintal. E cada dia elas estão mais produtivas. Neste vaso da foto eu tenho sálvias. Estas que apareço colhendo já estão lavadinhas e picadas embebidas em vinho branco a marinar o frango assado a ser entregue na próxima semana.

Seis horas no tempero e forno tempo suficiente para a carne ficar tenra e bem aromatizada. Purê de inhame e um mix de couve-flor e brócolis me pareceram perfeitos para acompanhar este delicado frango.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

o puro creme de abóbora



E é com essa linda foto que apresento para vocês a receita da sopa creme de abóbora que está na lista de opções da próxima semana.

Apesar de ser simples, a sopa precisa de um cuidado todo especial: o caldo com qual será feita a receita. Ele tem que ser leve para não interferir demais no sabor da abóbora mas nem tanto para não deixar o prato leve demais a ponto de deixar aquela fominha no ar.

Então, em nosso caldo vai um peito de frango, sem a pele, mas com cenoura, cebola, tomate e erva-doce. Depois de bem apurado ficaremos apenas com o caldo e os nutrientes ali acumulados.

É a vez de colocar os nacos de abóbora neste caldo e corrigir sal para cozinhá-las. Próximo passo: bater tudo no liquidificador e voltar para a panela para apurar.

Nada de engrossar artificialmente. Isso faria a sopa ficar com cara de mingau e um tanto mais pesada. Queremos alternativas leves, certo?

E para dar um toque final, uma bolotinha de requeijão light para se espalhar pela sopa ao ser esquentada. Queria uma para hoje...e você?

domingo, 24 de abril de 2011

Cardápio de 2 a 6 de maio

Todo ano é a mesma coisa. Antes eu achava que era coisa de mãe dizer mas a cada ano que passa eu já repito o mesmo: meu Deus, já estamos em maio, quase meio do ano...

E cá estamos nós começando mais um mês. Mês da noiva, mês de Nossa Senhora, mês da libertação dos escravos, mês do trabalhador, do vidreiro e até do detento, sabiam? Tem dia do vestibulando também...é cada uma, não? Enfim, o que me interessa é que todos os dias são dias de comer, então, façamos o mês de se alimentar bem começando muito bem pois tem novidade das grandes esta semana: Cuscus mole de frango? É mole?

É, é molinho mas não é uma sopa. É um prato completo feito com o mais puro caldo de frango com ervas que engrossará um coro de frango desfiado, ervilhas frescas, tomate picado, palmito picado, cheiro-verde. E como receita não tem regra, mesmo não sendo parte de cuscus vou jogar um couve caramelizadinha por cima para dar um verde no prato.

Tradicional, aí está ela: carninha moída "lá de casa", abobrinha ao curry, arroz integral e feijão. Tá bão?

Aromático: frango assado na salvia e vinho branco, arroz branco e seleta de legumes refogada.

Saudável: panqueca com massa enriquecida com linhaça e recheada com ricota temperada. Molho branco para cobrir das redondinhas. Arroz branco e seleta de legumes refogada.

Delicinha: quiche de escarola bem recheadinha, creme de chuchu com gorgonzola e arroz integral.

E a pedidos, calma, calma, as sopinhas estão aqui :

Creme de abóbora com requeijão light

E uma sopa árabe que em resumo resulta em: um caldo carne feito com cenoura, tomate, salsão, cebola, erva-doce e músculo que será delicadamente desfiado. Este caldo será temperado com alho refogado e sal; depois levemente engrossado para receber de volta o músculo todo desfiadinho, iogurte desnatado, hortelã picada e nós-moscada com pimenta-do-reino para finalizar. Diferente e atraente.


Bora lá? Listando:

- cuscus mole de frango;
- carninha moída "lá de casa", abobrinha ao curry, arroz integral e feijão;
- frango assado no vinho e sálvia, purê de inhame e batidinho de couve-flor com brócolis;
- panqueca de ricota temperada, arroz branco e seleta de legumes refogada;
- quiche integral de escarola, creme de chuchu com gorgonzola e arroz integral;

- creme de abóbora com requeijão light
- sopa árabe

E a todos uma ótima semana!

sábado, 23 de abril de 2011

Cuscus mole, é mole?

Ousadia total dentre as receitas Danada da Nanda Comidinhas: cuscus mole de frango. Será um prato único e de preferência para comer de colher. Feito com puro caldo de frango cozido com ervas-finas, este creme de farinha de milho apesar da fama de pesado e calórico surpreende pela leveza e riqueza nutricional.

A idéia era um bambá de couve. Aí vendo uma revista veio a idéia do cuscus que já era antiga mas na versão tradicional. Pensei: por que não, por que sim, por que do porquê e foi que resolvi fazer.

Na nossa receita vai: frango desfiado, tomate picado, ervilhas frescas, palmito picado e cheiro-verde. A farinha de milho a ser usada será da fina para deixar o cuscus mais caprichadinho.

Espero que gostem e arrisquem nesta empreitada comigo!

A foto? Aguardem!!!!

linhaça na panqueca



A fim de prover a clientela de alimentos cada vez mais nutritivos, acrescentei linhaça na massa da panqueca. Achei o resultado fenomenal uma vez que deixou a massa mais consistente e o sabor intalterado. A maior diferença foi na coloração da massa, uma vez que a linhaça é mais escura e torra mais facilmente ao ir para a frigideira. Para causar menor impacto visual torrei apenas um lado que colocarei para dentro na hora de enrolar a bichinha.

Estou pesquisando o recheio dela. Creio que será a ricota que é muito bem aceita. Por enquanto vocês podem conferir, abaixo, as vantagens de consumir linhaça em suas refeições:

Cada 100 gramas de semente de linhaça apresentam aproximadamente 490 calorias. A linhaça contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno. E ainda apresenta ferro, zinco e uma pequena quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Cerca de 39% da sua composição é de óleo. Desse total, a maior parte é formada por ômega-3 (57%) e ômega-6 (16%), tipos de gordura polinsaturadas que devem ser obtidas através da alimentação, pois não são produzidas pelo corpo. Além do ômega-3 e ômega-6, 9% são gorduras saturadas e 18% monoinsaturadas. Tanto a semente amarela quanto a marrom apresentam as mesmas propriedades nutricionais.

Propriedades Medicinais - A semente de linhaça é considerada um alimento funcional. Isso porque, além das suas propriedades nutritivas, ela contém substâncias capazes de prevenir doenças. Por ser rica em ômega-3 e ômega-6, a semente de linhaça atua na prevenção de problemas cardiovasculares e ajuda na construção de moléculas de hemoglobina, exercendo ação antioxidante e de renovação celular. Uma colher de chá de óleo de linhaça ou uma colher e meia de sopa da semente moída, garante a ingestão de todo ômega-3 que uma pessoa precisa. A linhaça também é excelente na regularização das funções intestinais e indicada para diabéticos, por ser capaz de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Alguns estudos apontam que a linhaça pode ajudar na prevenção da obesidade.

Curiosidades - A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais. Antigas culturas consideravam a linhaça uma planta abençoada. Eles acreditavam que ela era capaz de trazer fortuna, restaurar a saúde e proteger contra a feitiçaria. Para os egípcios, o linho branco tinha uma ligação direta com a deusa Ísis, sendo um símbolo de luz divina e pureza.

de olho nos preços

Não tem como não ficar de olho na alta dos preços. A matéria prima das comidinhas Danada da Nanda tem subido dia após dia. Nota da Revista Veja desta semana dá conta de más notícias a respeito do custo das carnes bovinas. Segue para conferirem:

"Carne salgada"
O preço da carne continuará a subir neste ano por quatro razões: 1) as perdas de pastagens de Mato Grosso, dono do maior rebanho do Brasil, alcançam 3 bilhões de reais. 2) os pecuaristas tiveram um prejuízo de 500 milhões de reais com a quebra de frigoríficos, 3) a economia está crescendo mais que o abate, e 4)não há como suprir a deficiência com importações da Argentina, que sofreu um baque em sua produção.

Bom, por enquanto e por aqui a Danada da Nanda Comidinhas vai garantindo a qualidade e variedade de carnes para sua clientela. Mas vale a comparação de nossos preços e daqueles que andam praticando no mercado afora...

na semana de Cristo: alecrim

Pesquisando sobre ervas achei um site em que são explicados os significados de algumas ervas para alguns povos, crenças e afins. Eis que achei esta para o alecrim, uma erva que eu adoro:

Lendas e Mitos: Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto. Outro conto diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim.Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade. A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.

Achei curioso o fato do arbusto não crescer mais que a altura de Cristo. Só queria saber qual a altura de Cristo. Enfim, Feliz Páscoa.

terça-feira, 19 de abril de 2011

casamento simples e perfeito



Filé de frango com creme de milho é praticamente um prato obrigatório em qualquer restaurante ou casa. Agrada gregos e troianos. Acredito ser o fato da sutileza do sabor do peito de frango e o gosto adocicado do creme de milho de agrado geral da nação brasileira. Desde os mais jovens aos mais velhos. Vai bem na segunda-feira, vai bem na quarta-feira a noite e não faz feio no domingo mais casual.

E esta será uma das opções para a próxima semana. Os filézinhos são refogadinhos e temperados com manjericão. O creme de milho passa por uma cebola picadinha, ganha caldo de legumes, leite e amido de milho para ganhar cremosidade. Com o sal na medida certa este prato tem arroz branco e já está no top dos pedidos da semana.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quebab no palito



Este é o quebab no palito a ser enviado na próxima semana para a clientela esperta Danada da Nanda. Feito com carne moída ele leva massala, cheiro-verde, coentro, curcuma e cominho no tempero. É assado e muito saboroso. Para acompanhar: berinjela refogada e arroz integral. Saudável e light.

Cardápio Danada da Nanda - 25 a 29 de abril

Quem não está feliz com uma semana de três dias úteis levanta a mão!
Clientela querida, para que todos possam receber suas comidinhas sem grandes preocupações vamos mudar o horário para o próximo domingo. As entregas acontecerão na parte da tarde, mais próximo do fim do dia. Assim, quem for viajar poderá receber suas comidinhas ou resgatá-las da portaria assim que chegarem. Gostaram da idéia? Caso não ou queiram combinar algo especial devido o final de semana atípico é só me escreverem.

Quem fizer o pedido até amanhã ajuda muito a Nanda. O importante mesmo é que semana pós-Páscoa terá um cardápio cheio de sabor e leve nas calorias.

Berinjela refogada e arroz integral acompanharão um estreante com cara conhecida: o quebab. Ele parece uma kafta só que mais temperada. Sua receita original é feita com carne de cordeiro mas aqui ele será montado com carne bovina mais gengibre, curcuma, páprica, cominho, garam massala, cheiro-verde, coentro, alho e sal. Em palitinho, os bolinhos de carne moída são assados no forno e ficam deliciosos.



Pratinho bem caseiro: filézinhos de frango refogados, arroz branco e creme de milho.

Novidade também: pernil lemon pepper. Nossa, que graça, não? Meu lado ufanista não gosta disto. Logo: pernil ao limão com pimenta e ervas! A carne já está marinando em raspas de limão com pimenta e um mix de ervas. Para acompanhar um purê mix de batata e cenoura e couve-flor temperada.

Em molho branco com toque de queijo e brócolis vai a massa da semana: nhoque!

E para fechar esta lista de dar água na boca: arroz de bacalhau na versão integral. Testei a receita cozinhando o arroz em leite de bacalhau e ficou dilicia! Para o ctrl C mais ctrl V:
- quebab, arroz integral e berinjela refogada;
- filé de frango refogado, arroz branco e creme de milho;
- pernil ao limão e ervas, purê de batata com cenoura e couve-flor temperada;
- nhoque no molho branco com brócolis;
- arroz de bacalhau na versão integral;

E uma ótima semana curtinha a todos,


Nanda

quinta-feira, 14 de abril de 2011

caldo para lasanha de bacalhau


Sim, caldo para lasanha. Por que?
Porque como não usamos gordura nas comidinhas Danada da Nanda é necessário que seu molho seja para lá de saboroso. E para isso eu aposto em um molho branco feito com um caldo aromatizado, somado a leite e mais tarde engrossado com farinha de trigo.
Este da foto conta com: cebola, salsão, erva-doce, pimenta-do-reino, coentro em grão, louro, cenoura, tomate e 100 g de calabresa defumada. Após de uma boa redução ele será misturado ao leite da segunda rodada para dessalgar o bacalhau e então virará um belo molho branco.
O bacalhau é desfiado e misturado à cebola e cheiro-verde. Tudo junto mais massa virará a cobiçada lasanha de bacalhau que bateu recorde de pedidos esta semana! Agora, vamos trabalhar...

terça-feira, 12 de abril de 2011

montainha de cebola cremosa

Aí está um exemplo de que uma imagem vale mais que mil palavras. Este é o lagarto temperado com uísque e posteriormente coberto com cebola cremosa. Está no cardápio a ser entregue na próxima semana. Vai pedir?


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cardápio da semana de Páscoa - 18 a 20 de abril



Semana que vem é curtinha com apenas três dias úteis...além disso ainda garante para todos nós um final doce e cheio de ovos de Páscoa! Delícias e mais delícias nas casas de mães, pais, avós e tias. Ou mesmo em nossas casinhas fazemos questão de dar uma caprichadinha e uma liberada geral na comilança. Coisas boas da vida...e tudo isso em pleno outono recheado por seu céu de brigadeiro.

E a Danada da Nanda Comidinhas não poderia deixar de fazer algo bem delicioso e especial para a clientela. Optei por um tema nada original, o bacalhau. Mas de uma forma inédita por aqui: lasanha de bacalhau! Com molho branco e cremoso será de comer e dizer uau!

Não menos surpreendente ao seu paladar o frango assado com gengibre, alho e iogurte traz um toque indiano ao cardápio. Arroz integral e ervilhas frescas refogadas.

Lagarto no uísque com creme de cebola, arroz integral e brócolis ao alho fecham o curto cardápio da semana de Páscoa.

E a sopa da semana será um caldinho de feijão bem temperadinho para te deixar bem fortinho!

Listando:
- lasanha de bacalhau;
- frango assado no gengibre e iogurte, arroz integral e ervilhas frescas;
- lagarto no uísque com cebola, arroz integral e brócolis.

- sopa de feijão




desejo a todos uma boa semana,


Nanda

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dia de feira na Danada da Nanda Comidinhas


Hoje é dia de feira para mim. Fica aqui na esquina de casa. Uma praticidade e tanto. Mas mais que prática a feira é uma graça. Pequena mas tem de tudo e é frequentada por figuras muito interessantes. E eu, muito feliz com meu trabalho de campo...



Deem só uma olhada nesta combinação de cores abaixo. Tudo organizadinho:

sopa "la de casa"



Cebolas, cenouras, tomates, abobrinhas, chuchus, folha de louro e um pesinho de carne para dar sustança...e os legumes imersos em água ficarão ali, por cerca de uma hora, trocando figurinhas e sabores para juntos formarem a sopinha de legumes "lá de casa" da Danada da Nanda Comidinhas.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O frango ao coco prontinho



Posando para a foto com seu caldo aveludado à espera de arroz branco e batata bolinha no cheiro-verde.

frango ao coco



Em casa de cozinheira o frango começa a pulular logo cedo dentro da panela. Hoje começou a cocção do frango ao leite de coco a ser entregue na próxima semana! Aí está ele em sua segunda parte do preparo: a condimentação! Está bonitão e cheiroso que só!

sábado, 2 de abril de 2011

Cardápio de 11 a 15 de abril

Coisinhas diferentes para a segunda semana de abril! Abril, outono, frio e muita comidinha boa por aí. Coisa boa, sô...

Para começar vamos tirar onda com sassami ao leite de coco, arroz branco e batata bolinha temperada com cheiro-verde. O sassami é o filé do filé de frango. É um filézinho delicado e macio que fica dentre as bandas do peito de frango. O tempero terá um quê de leite de coco, pimentinhas e cebolas, tomate, curry e limão. Apesar de tanto tempero garanto que não carregará sua refeição ou digestão.Podem confiar.

O barato da semana: Arroz de feijão, grãos de feijão e uma carninha moída de acompanhamento. A carne perdeu espaço para o arroz neste prato. O arroz será feito com a água do cozimento do feijão mais salsinha, cebolinha, cebola, tomate picado e mais algumas coisinhas que dêm um plus no arroz de feijão. Os grãos do feijão preto serão temperados com alho. E a carninha moída vai em porção menor em tamanho mas não em sabor. Prato bacanudo.

Almondegas de frango ao creme feito de seu próprio cozimento. Arroz integral e milho temperado para dar cor, alegria e se manter como acompanhamento costumeiro de um franguinho. Lasainha básica com queijo e um belo molho bolonhesa. Nada de presuntos ou defumados. Simples!

E uma soja refogadinha com cenoura para comer com arroz integral e feijão! Leve, nutritiva e saborosa.

Uma sopinha de mandioquinha batida com caldo de frango para dar sutança. E mais light e bem elogiada a sopa de legumes "lá de casa" volta para o cardápio mas em uma porção um pouco maior para a alegria das barriguinhas danadas e famintas. 400g.

Listando então:
- sassami ao leite de coco, arroz branco e batata bolinha no cheiro-verde;
- arroz de feijão, feijão em grão temperado e carne moída refogada;
- almondega de frango ao creme, arroz integral e milho temperado;
- lasanha bolonhesa;
- soja refogada com cenoura, arroz integral e feijão.

- creme de mandioquinha
- sopa de legumes "lá de casa"

A todos uma ótima semana!
Nanda

Como funciona

Vou fazer um novo post para aqueles que entram para sapiar e querem saber como funciona. A Danada da Nanda Comidinhas é um serviço de entrega de marmitinhas gourmets congeladas entregues um vez por semana para a clientela.

Por que gourmet? Porque procuro sempre oferecer pratos diferentes dos encontrados nas marmitas que rodam por aí. Ou com um toque gourmet, ou com uma cara bem caseira ou então bem safada com cara de guloseima mesmo. O maior diferencial não está no lead mas é o mais bacana: todas as receitas são preparadas sem adição de gordura seja ela manteiga, óleo de soja, canola, azeite puro, virgem, extra-virgem ou coisa parecida.

E o que tem de a mais nisso? O a mais é comer bem, muito bem, sem sentir aquele peso no estomago mais tarde. É se alimentar de uma forma mais saudável e ainda reduzir o consumo de gordura no seu dia-a-dia sem ter que comer filé de frango com salada todos os dias. A proposta da Danada da Nanda Comidinhas não é fazer você emagrecer e sim comer de forma mais saudável. Por isso prezo por mais arroz integral no cardápio, mais massas integrais e sempre uma verdurinha ou leguminosa para completar o prato.

Mas como funciona mesmo? É assim, todo começo de semana - domingo ou segunda - eu posto cinco opções de pratos. A idéia é que você possa comer um por dia nos dias úteis da semana. Mas tem cliente que adora sacar uma comidinha no final de semana também. Você tem até quarta-feira para fazer seu pedido. É só mandar um e-mail para danadadananda@gmail.com dizendo:

- quais pratos quer;
- quantos pratos de cada quer;
- seu endereço para que eu possa consultar e ver se te alcanço e qual a taxa do frete!

Depois é só esperar eu responder para marcarmos tudo direitinho. As entregas acontecem aos domingos na parte da tarde e final do dia, e segundas-feiras pela manhã ou noite.

Como chegou o outono, também tenho oferecido duas opções de sopas para aqueles que gostam de um caldinho para noite...

Atualmente, qualquer prato custa R$14. É preço único. As comidinhas seguem em embalagem que vão ao microondas e ao freezer e são descartáveis.

Tem data de fabricação, validade e número aproximado de calorias. Mais alguma dúvida? Escreva para mim! Estou esperando seu pedido!

Um abraço, seja bem vindo

Nanda

momento inesquecível


Eu e minha grande e querida amiga Stella Monlevade durante curso Chef Wilma Kovesi!