quarta-feira, 27 de julho de 2011

Diurética, nutritiva e saborosa: abóbora





Esta semana temos abóbora no recheio das panquecas. Sempre presente no cardápio da Danada da Nanda Comidinhas a abóbora é, além de saborosa, de alto valor nutritivo: contém grande quantidade de vitamina A, excelente para a saúde da pele, mucosas e vista. A abóbora evita infecções e ainda auxilia o crescimento.

Abóbora é boa para diabéticos?
Sim, o carboidrato presente na polpa da abóbora é liberado para a corrente sanguínea lentamente, por isso os diabéticos podem comer abóbora, assim como quem tem colesterol alto.

Vamos usar e abusar das abóboras em nosso cardápio. Todos de acordo?



Fonte: Saúde com Ciência

quarta-feira é dia de fechar os pedidos

Clientela e visitantes do blog,

Hoje é quarta-feira e vale lembrar que é o último dia para fazer seus pedidos a serem entregues na proxima semana. Vamos nessa?

Olha o que Patricia Rebello falou da sopinha de espinafre com calabresa defumada, entregue na última semana:

"Dentre os 3 pratos que pedi, eu provei a sopa de espinafre com calabresa defumada. Estava simplesmente divina!!! Gostei muito." .

Obrigada, Patrícia!

Agora vejam as opções da próxima semana:

- cachorro quente no prato;

- sassami tandoori, arroz integral e mix de ervilha e milho;

- vaca atolada "Danada da Nanda", arroz integral e couve refogada;

- panqueca de ricota com abóbora, arroz integral e poletinha com brie;

- ravioli ao molho de requeijão com calabresa e escarola;


- canja de galinha;

- sopa creme de ervilhas com hortelã.

Estou te esperando!

terça-feira, 26 de julho de 2011

panqueca inovada no visual



Uma panqueca nova no cardápio. Na verdade, o mais próximo do mais comum, pois a massa não é integral como geralmente costuma ser e o recheio tem ricota como de costume, mas ganhou abóbora para complementar. E como sempre, tudo sem gordura.


A massa não levou óleo no feitio. Apenas ovos, farinha de trigo e leite desnatado. O recheio é ainda mais simples: ricota esfarelada, abóbora cozida com sal, pimenta-do-reino e, tudo misturado, formou uma pasta.



O que ainda não está na foto é o molho branco. Sem manteiga e com um toque de tempero Danada da Nanda, ele vai regar esta delicinha que ainda vai acompanhada com polenta mole com toque de queijo brie.


*peça já o seu prato, ele será entregue no próximo domingo ou segunda-feira.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

quer saber se a lasanha estava boa?

A cliente Camila Moreira conta:

"Preciso te elogiar... A lasanha estava divina! Mais que parabéns.. e olha que nem sou fã de molho branco, mas sem comentários, estava muito boa."

:-)

Obrigada!

divirta-se: cachorrão no seu prato



E esta semana eu fui em frente com a ideia de uma cachorro quente no prato para a galera. Ano passado fiz salsicha no molho com purê de batata para a semana do dia das crianças e foi maior sucesso. Por isso achei que ia fazer sucesso o cachorrão no prato.


E ele vai assim: farei um purê de batata bem cremoso para que as duas salsichas possam ir deitadas nele. Em cima das salsichas vai uma generosa dose de um molho de tomate com cebolas que faço nas noites de cachorro quente aqui em casa. Ele é bem temperado e casa direitinho com os demais.


Milho verde temperado é item comum nos carrinhos de cachorro-quente hoje em dia, logo, não poderia faltar. E um pãozinho daqueles que compramos congelados para completar o jogo. Aí, o dia que quiserem comer alguma besteira terão uma bem saudável para saborear.


:-)

Cardápio de 1 a 5 de agosto




Há tempos estou com uma idéia na cabeça e acho que chegou a hora de colocar no cardápio da primeira semana do mês do cachorro louco. Perdoem o trocadilho, a idéia é um cachorro quente no prato! Uma brincadeira com mês de agosto e uma tranqueira gostosa para um dia em que você não quiser compromisso com a impecável alimentação.

A idéia é: vou servir duas salsichas em uma cama de purê de batatas e elas serão cobertas por um molho vermelho acebolado – este faço sempre para as noites de cachorro quente em minha casa. Em um dos compartimentos menores colocarei um milho verde temperado e no outro um mini pão francês congelado. Mando um sachê de cat chup e mostarda para garantir a finalização do sandubinha. Gostaram?

Outras opções:

Frango tandoori. Sugerido e desejado pela Camilla Costa, este frango geralmente é feito com coxa e sobrecoxa, mas aqui faremos do sassami o corte principal. Ele será temperado em uma mistura de iogurte desnatado, massala, gengibre, limão, cominho, pimenta chili, páprica e açafrão e depois de uma noite no tempero será assado. De sabor forte e curioso, este frango pede coisas simples para acompanhamento: arroz integral e mix de ervilha fresca e milho verde.

A segunda opção da semana é a Vaca Atolada “Danada da Nanda”. Pedaços de carne serão muito bem cozidos e depois, ainda com seu molho, será misturado a um creme de mandioca. A receita mineira é bem mais elaborada e cheia de gordura. A nossa é a nossa cara! Para acompanhar: couve refogada e arroz integral.

Apostem nesta opção vegetariana: panqueca recheada com uma pasta de ricota com abóbora, coberta com molho branco. Uma polentinha bem viradinha e cremosa e um toque de queijo brie segue ao lado do arroz integral. A massa desta panqueca não será integral.

A massa da semana é: ravióli coberto com molho de requeijão com calabresa defumada. Um punhadinho de escarola dará um toque todo especial no topo do prato.


Sopas

Uma boa canja de galinha dispensa apresentações e está na lista. A outra é um creme de ervilhas com hortelã – vale a aposta, eu aposto!

Listando:

- cachorro quente no prato;

- sassami tandoori, arroz integral e mix de ervilha e milho;

- vaca atolada "Danada da Nanda", arroz integral e couve refogada;

- panqueca de ricota com abóbora, arroz integral e poletinha com brie;

- ravioli ao molho de requeijão com calabresa e escarola;



- canja de galinha;

- sopa creme de ervilhas com hortelã.

E a todos vocês eu desejo uma ótima semana!

Beijos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Palavras que ME alimentam

Não tem coisa mais gratificante que o retorno da clientela a respeito das comidinhas. São estas palavras que ME alimentam, me dão prazer e gás para cada nova semana pensar no que oferecer para vocês.

Este retorno é da Naomi Abe:
"Olá Nanda, Adorei os pratos ate agora, a sopa de cebola eh maravilhosa! Estou adorando"

E esta é do Fábio Otubo: "Fernanda! Tudo bem?
Eu gostei das comidas! :)

Muito saborosas e leves. Poderia pedir para a semana que vem?"

Por Cineide Almeida: "Indico a Danada da Nanda de olhos fechados !!!"

Clientela, querida, muito obrigada por se manifestarem!

Prato completo!

Este é um prato para lá de completo. Tem arroz, tem feijão, tem um franguinho assado e uma abobrinha para combinar com todos eles. Mas cada um tem seu toque especial.

O frango é temperado à moda da padoca perto de qualquer casa. Dentre os ingredientes do tempero estão o vinho branco e o pimentão! Ah, não imaginava vinho branco em uma iguaria de esquina? Pois é, tem, e cachorro não fica à toa assistindo aquela televisão não.

O nosso feijão foi feito com curry. Daí sua cor amarelada, fazendo o estilo diferentão.

Arroz sem gordura, mas cozido na água com orégano fresco e louro.

Abobrinha, refogadinha com tempero de limão e especiarias.

Tudo bem equilibrado: 80 gramas de arroz, 80 g de feijão, 120 g de abobrinha e 120 de coxa e sobrecoxa desossadas e assadas!

Corre e peça o seu prato, este é para semana que vem!

terça-feira, 19 de julho de 2011

sai a carne vermelha e entra o frango, bolonhesa sim!



Pela primeira vez na história da Danada da Nanda Comidinhas coloquei um molho a bolonhesa à base de carne moída de frango. Confesso meu receio em oferecer esta opção, afinal, quem está acostumado com o original de carne, olha meio torto para a versão mais pálida do frango.


Consultei algumas clientes antes de arriscar, achei importante. E a idéia foi aprovada e lá fui eu colocar em prática. Ainda era noite, muito cedo, quando picava a cebola do molho. É sempre assim. Quando estou com uma idéia na cabeça mal espero o sol raiar para me colocar em frente ao fogão.


A cebola foi junto com o frango moído para a panela para "fritar" na gordura natural da própria carne. Como é bem mais úmida, a carne processada da ave necessita ser exaustivamente mexida. Ela empelota facilmente. É necessário um trabalhinho extra dissolvendo estas bolotinhas na ponta da colher de pau.


Sal, pimenta-do-reino e muitas folhas de balsâmico italiano maceradas foram para cima da carne. Até secar toda gordurinha e dar o toque de carne refogada. Uma boa dose de vinho tinto arrancou o que estava ao fundo da panela. Caldo de frango ajudou na ação. Tudo seco de novo e foi a vez da polpa de tomate chegar para ficar 40 minutos de fogo baixo para apurar e deixar que todos os sabores de misturassem. E ficou pronto o molho bolonhesa que regou as bolinhas de nhoque da semana que vem.

Lasanha para os verdes



Apesar de carnívora, compreendo que nosso corpo precisa de um tempinho das carnes e de muitos vegetais. Por isso sempre tem uma opção vegetariana no cardápio Danada da Nanda Comidinhas. Invariavelmente muito bem aceito, diga-se de passagem. Esta semana investi mais uma vez em massa, pois com o frio a clientela quer é saber de esquentar a barriguinha. Fica por minha conta montar algo não tão nocivo à balança e de extremo prazer ao consumidor ( já que sou consumidora assídua de minhas próprias produções).


Veio então a lasanha de brócolis.


Com molho de gorgonzola!


Simples e fácil de fazer. O brócolis é pré-cozido com água salgada com uns raminhos de alecrim, afinal, se tem água por que não aromatizá-la? Já macio, é só picar ele na faca e deixar de forma gostosa de ser encontrada no meio da massa.


O molho: coloco cebola cortada bem miúda em uma panela com o fundo com um pouco de água. Só para a bichinha não grudar no fundo da panela e poder suar um pouco. Em seguida, deito o caldo de frango (sempre uso o natural, mas pode fazer com aqueles prontos, apenas use meio tablete para não impregnar o molho) e então o leite desnatado.


Ok, vão me perguntar: por que leite desnatado se vamos usar um queijo gorgonzola logo após? Aí é uma questão de filosofia de vida. Eu prefiro tomar refrigerante de baixa caloria mesmo em uma churracaria, pois economizando 120 kcal em um refrigerante, garanto mais este tanto de caloria em outro pedaço de picanha; logo, faço assim na hora de cozinhar também.


Voltando ao modo de preparo. Outro tanto de leite eu utilizo para dissolver o gorgonzola no liquidificador. Bato tudo e junto ao molho da panela. Um tanto de amido de milho para dar uma leve engrossada, nos-moscada, pimenta-do-reino, ajuste de sal e está pronto o molho.


Para fazer uma graça salpico ricota dentre as camadas.


Nesta hora até ligo um som, acho que combina meu Chico Buarque querido, para o ritual da montagem da lasanha. É algo simples, não exige esforço e é quase terapêutico: uma camada de molho, outra de massa, outra de brócolis, mais uma de massa, outra de molho, uma salpicada de ricota, outra de massa, outra de molho, lá vem o brócolis, chega mais massa, lá vem o molho e vai até aonde você achar que vale à pena!


Posso adiantar que fica super saborosa, sustenta e ainda por cima é nutritiva. Quem ficou a fim desta delícia deve se apressar e fazer seu pedido para a próxima semana. Esta lasanha está no cardápio a ser entregue em 24 e 25 de julho.

Cardápio Danada da Nanda - 25 a 29 de julho

Clientela, bom dia!



Acreditando na previsão do tempo para a próxima semana, de frio intenso como na penúltima semana, montei um cardápio bem quentinho, com duas opções de massa, um prato com arroz e feijão, outro com carne e purê mix e uma tortinha integral de legumes para manter o hábito saudável.



A primeira massa é uma lasanha recheada com bastante brócolis, ricota e regada com molho branco com gorgonzola.



A segunda massa é um nhoque coberto com um espesso e muito saboroso bolonhesa de peito de frango. Carne e molho serão curtidos em cebola, vinho e uma erva chamada balsâmico italiano. Ela lembra o manjericão mas é mais sisudo, com o sabor mais apurado!



O terceiro prato é um arroz-feijão diferente: é o frango de ”padoca”que irá acompanhado com batidinho de abobrinha, arroz branco e feijão ao curry. Este feijão é uma delícia, super saboroso.



Torta integral de legumes com queijo, arroz integral e creme de milho.



E por último, a carninha desfiada bem temperada e curtida em seu molho vermelho, servida com purê de batata com açafrão e mandioquinha, seleta de legumes temperada e arroz integral.



No cardápio de sopas vamos de sopa de legumes básica, que é muito saborosa, sustenta e é super leve.



E uma sopa de espinafre com pedacinhos de calabresa para esquentar de vez neste frio!



Vamos todos juntos nesta?



Listando:



- lasanha de brócolis, ricota e mollho branco com toque de gorgonzola;

- nhoque ao molho de bolognesa - versão frango;

- frango de padoca, batidinho de abobrinha, arroz e feijão ao curry;

- torta integral de legumes com queijo, arroz branco e creme de milho;

- carninha desfiada, purê mix, arroz integral e seleta de legumes temperada.



- sopa de legumes;

- sopa de espinafre com pedacinhos de calabresa defumada!



Beijos,

Nanda

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cardápio Danada da Nanda de 18 a 22 de julho

Ainda ontem, rabisquei um cardápio enquanto tomava um vinho com os amigos. As comidinhas Danada da Nanda são assim: trabalho e prazer! Mas não dá para misturar muito, pois hoje percebi que tinha esquecido de incluir uma massa, uma falta praticamente imperdoável pelos clientes neste inverno. Então, rabisquei e ela veio para o cardápio.

Lasanha ao sugo: massa, molho de tomate, mussarela e presunto magro. Bem recheada, podem apostar. É inverno e pode!

A pedido da Ana Karla: carne de panela com cenoura. Bem lá em casa: com arroz e feijão.

Risoto: arroz arbóreo – com pedacinhos de calabresa e abóbora. Feito com vinho branco, caldo de legumes e o toque da Nanda.

Lombo ao vinho branco e especiarias: arroz integral com ervilhas partidas e cenoura com molho branco.

Cremoso, um fricassê de frango com requeijão e milho verde, arroz integral e batata com açafrão!

Atendendo ao pedido de Vivi Mansi: sopa de cebola!

Para colorir o cardápio: sopa de beterraba com bolotinha de requeijão light!


Listando:

- lasanha ao sugo;
- carne de panela com cenoura, arroz e feijão;
- risoto de calabresa com abóbora;
- lombo ao vinho com especiarias, arroz com ervilhas partidas e cenoura com creme branco;
- fricassê de frango com requeijão light, arroz integral e batata com açafrão!

- sopa de cebola;


- sopa de beterraba com requeijão light.



E a todos eu desejo uma semana sensacional, deliciosa e cheia de bons momentos!

Aguardo todos.

Nanda

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cardápio de 11 a 15 de julho

Dada largada para o segundo turno de 2011. Agora é oficial, estamos na segunda metade do ano.

O frio segue com a gente e por isso um cardápio bem manhoso e com calor suficiente para fazer todos felizes.

O primeiro prato vem enroladinho: é um rocambole de carne recheado com queijo e deitado em um molho de carne. Arroz branco com cenoura e mix de chuchu com ervilhas frescas acompanham.

O segundo é um cremoso estrogonofe de frango com arroz integral e batatinha smille para combinar na cremosidade.

O terceiro prato é uma feijoadinha light, pois neste frio tem que ter pelo menos uma vez a cada 15 dias.

O quarto é um belo risoto - arroz arbório mesmo - de bacalhau! Cremoso e saboroso.

E para finalizar, vamos de panqueca de massa integral recheada com ricota e escarola. Molho branco e mussarela cobrem o prato, que vem com arroz integral e pasta de grão-de-bico acebolada.

Na área das sopinhas uma receita nova: sopa de mandioquinha com carambola. Inventei e testei a sopa neste final de semana e ficou surpreendentemente saborosa. Vejam o post no blog: http://danadadananda.blogspot.com/

E para os mais tradicionais: sopa de feijão com pedacinhos de calabresa defumada!

Tudo muito bão, não?

Listando então:

- rocambole de carne com queijo, arroz branco com cenoura e mix de chuchu com ervilhas frescas;

- estrogonofe de frango, arroz integral e batatinha smille;

- feijoadinha light;

- risoto de bacalhau;

- panqueca de escarola com ricota, arroz integral e pasta de grão-de-bico acebolada.


- sopa de mandioquinha com carambola;

- sopa de feijão com calabresa defumada.


Façam suas apostas. Aguardo vocês e boa semana a todos!

sábado, 2 de julho de 2011

Sopa creme de Mandioquiinha com Carambola





Carambola tem um significado afetivo em minha vida. É olhar a fruta e lembrar de minha mãe que adora da danada por conta de seu formato de estrelinha. A fruta é deliciosa mas melhor ainda é esta lembrança saborosa da minha mãe amada.


E pensando em novas receitas comecei a buscar coisas gostosas no catálogo cerebral e veio a carambola e em seguida a mandioquinha. Seguindo o rastro do sucesso da sopa de mandioca com maracujá pensei: por que não uma nova mistura de tubérculo com fruta? Sim, por que não?


Fui buscar o carro no lava-rápido e aproveitei passar no sacolão buscar os ingredientes. Para deixar mais nutritiva e saborosa achei por bem colocar uma cenoura na água para aromatizá-la. Três grãos de pimenta-do-reino, duas de semente de coentro e umas seis folhinhas de alecrim foram dar força no sabor de 2 litros de água.


Uma mandioquinha enorme, uma cebola grande e um carambolão foram para a panela 15 minutos depois da água começar a ferver. Mais 25 minutos de cozimento. Sal. Provei o caldo e já estava algo bem curioso.


Tudo para o liquidificador. Tudo de volta para panela, sal corrigido e uma temperada com pimenta síria! A-hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...não é que ficou muito bom? Vem o sabor da mandioquinha seguido pelo sabor cítrico da carambola e finaliza com o salgadinho e sabor levemente apimentado. Pronto, esta será uma nova sopa do próximo cardápio. Você vem comigo nessa?


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Palavras de quem entende do assunto

Delicioso depoimento de Irenice Magalhães:

"Oi Nanda, hoje eu devorei o baião de dois maravilhoso (olha que sou filha de nordestino e fui criada com essa iguaria que eu adoro) parabéns."