segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

o quibe da minha mãe!

Quando fiz curso de gastronomia achei algo muito curioso: o fato de todo mundo sempre dizer coisas como "mas minha avó fazia assim", ou então, "minha mãe sempre fez assado...". Todos os colegas de turma ficavam um pouco incrédulos ao descobrirem que o que sua mãe e avó faziam não era exatamente o correto. E realmente, é uma sensação quase que arrebatadora. É como mancharem a imagem imaculada da melhor cozinheira que você conhece na vida.

E uma das minhas descobertas mais marcantes foi descobrir que o quibe que minha mãe faz é algo meio incomum. Ela não faz quibe com aquele recheio de carninha moída refogadinha entre duas paredes de massa de carne. Aliás, eu sempre achei que aquilo era coisa só de restaurante ou de quibe-frito-de-boteco. Que nada, todo mundo faz quibe assim, só minha mãezinha é que não. Quando vi isso no curso logo pensei: - sério?

O quibe assado da minha mãe é bem mais simples: carne moída, metade da medida de trigo deixado no molho umas duas horas ( quando dava tempo, pois as vezes ela tinha que correr buscar a mim e meus três irmãos na escola na hora do almoço e aí era meia hora e pronto), cebola picadinha, alho amassadinho, sal, limão e um refratário de vidro para acomodar o bichinho que já ia logo assar. Caprichosa que sempre foi, minha mãezinha fazia aqueles triangulos com a faca! Eu sempre achei lindo isso pois era apenas mais um almoço da semana mas ela sempre fez questão de coisas bem apresentadas.

Descobri que o quibe da minha mãezinha não era o de todas as mãezinhas e quituteiros de plantão já com quase 28 anos de idade. E como por 28 anos achei a receita dela a melhor do mundo é assim que mando os quibes para vocês amigos/clientes do Danada Da Nanda: do jeitinho da D. Tetê!

Aliás, escrevo com o cheirinho dele já vindo do forno!

um beijo a todos,

Nanda

* ah, mas confesso que uso uma pimentinha-do-reino coisa que nunca existiu na casa de meus pais!

0 comentários :

Postar um comentário