terça-feira, 27 de julho de 2010

Tabela de calorias - 2 a 6 de agosto

O plano incial é de agora em diante já postar a caloria dos pratos junto com o cardápio!

Vamos ver se dá certo!

Mas já seguem as calorias programadas para a semana que vem!



Soja refogadinha, arroz integral e feijão preto - 364 kcal

Estrogonofe de frango, arroz integral e batatinha cozida - 346 kcal

Risotinho de bacalhau, brócolis e lentilha - 388 kcal

Frango pochè, arroz integral e mix de chuchu com ervilha - 328 kcal

Carninha desfiada, arroz integral e cenourinha refogada - 392 kcal

Tá light que só, heim, galera!!!

um beijo a todos

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cardápio de

Uma semana bem magrinha para todos, é o que oferece o Danada da Nanda esta semana!



A pedidos, como descrito no post sobre ela, chega ao cardápio a soja texturizada! De baixíssima caloria, a soja é riquíssima em proteína e faz as vezes da carne vermelha na parte nutricional. Como acho ela bem leve, vou mandar acompanhada de arroz e feijão.



Outra novidade no cardápio é o estrogonofe de frango. Precisa descrecer? :-)



Para suavizar ainda mais a presença de carne vermelha no cardápio desta semana, vai o risoto de bacalhau. Leiam que é o risoto e não o arroz de bacalhau. O risoto é mais molhadinho e cremosinho e vai com brócolis e lentilha.



Frango pochè e mix de chuchu com ervilha volta à cena assim como a carninha desfiada com cenourinha refogada!

Pondo tudo em lista:

- Soja texturizada refogadinha, arroz integral e feijão preto;
- Estrogonofe de frango, arroz integral e batatinha cozida;
- Risotinho de bacalhau, brócolis e lentilha;
- Frango pochè, arroz integral e mix de chuchu com ervilha;
- Carninha desfiada, arroz integral e cenoura refogadinha!

uma boa semana a todos,

Nanda

sábado, 24 de julho de 2010

agora...o estrogonofe de frango

Depois de oito meses servindo estrogonofe de carne é a vez de oferecer a versão cocoricó do prato. Sendo o frango uma carne mais leve creio que devo pegar menos pesado com seu tempero para a versão cremosa e tão aclamada em restaurantes diuturnamente.

Para a versão que chegará às mão de vosmicês, vou puxar seu creme no caldo de legumes. Vou antes de tudo cortas as tiras de frango e temperá-las com sal e cebola batida. Depois de uma noite absorvendo este tempero: panela nas tiras. Franguinho refogadinho e é hora de entrar o caldo de legumes. Tudo bem fervidinho? Vou entrar com o cat chup, uns pingos de molho inglês e deixar o caldo baixar. Uma engrossadinha fazendo um quase roux às avessar e creme de leite light para excitar o paladar.

Como veem, não tem segredo! Tem, sim, é muito sabor!

Quem vem comigo nessa?

soja é soja, carne é carne!

Este final de semana está em teste a soja texturizada refogada. É, é, é! É aquela coisinha que teimam em chamar de carne moída de soja! Não, para mim que sou carnívora ao ponto de atropelar o boi mandar um salzinho e comer ali mesmo...não dá!

É mais ou menos como pedir caipirinha de saquê com morango! Sacrilégio. Caipirinha é pinga, limão e açúcar ( né, não, Chicão?). E carne moída que é carne moída é aquela vem vem do boi e passa por um longo processo na ponta da faca ou então em uma máquinha de moer carne.

Divergências à parte, o importante mesmo é atender o desejo da clientela. E são muitos os pedidos de proteína de soja no cardápio. A primeira que seguirá, na lista desta semana e a ser entregue na outra semana, é a soja simplesmente hidratadinha, refogadinha na cebola e especiarias. Finalizada com cheiro-verde.

Para garantir mais sabor à danada, hidratei com caldo de legumes. Escorri e deixei secar. Mas não joguei aquele caldo fora não. Piquei bastante cebola, coloquei na panela e a soja por cima. Misturadinhas elas receberam aquele caldo de legumes agora com um pouco de pimenta-do-reino, curry e orégano. Para os amantes da soja a experiência ficou supimpa. Na finalização vai o coringão cheiro verde e pedacinhos de tomate.

A próxima versão será uma receita de quibe de soja vinda lá de Visconde de Mauá, precisamente Maromba, da casa da Cacá!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cardápio de 26 a 30 de julho

Caríssimos, com um certo atraso vou postar o cardápio desta semana.
Perdoem o atraso mas foram falhas técnicas que fugiram de meu conhecimento eletrônico.

Aqui está:

- carninha moída "lá de casa", arroz integral, feijão preto e cenoura refogadinha;
- feijão branco com calabresa, arroz integral e couve no alho;
- arroz de bacalhau, brócolis e acelga;
- frango assado, arroz integral e creme de milho;
- quibe assado, arroz integral e grão-de-bico.

Em breve o cardápio da proxima semana!!!

terça-feira, 13 de julho de 2010

depoimento do coração

De Alécia Pontes para o Danada da Nanda:

"...sua comida é um carinho, adorei a carninha!"

valeu, querida!

beijos

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cardápio Danada da Nanda - 19 a 23 de julho

Depois de Copa do Mundo e um feriadinho básico em 9 de julho, lá vamos nós pegar no tranco novamente. Mais uma semana, mais um tempo para planejar nem que se sejam as refeições da semana, certo?

Esta semana quem volta ao cardápio depois de muitos pedidos é o hamburguer acebolado. E vem no melhor estilo caseiro acompanhado de arroz e feijão preto. O estrogonofe vem para dar uma suculência no meio do dia. Em nova roupagem, o frango vem assado no curry e coberto com um molhinho puxado no mesmo tempero. Feijoadinha , o retorno, também a pedidos, aliás, ta quase que ficando como prato fixo da semana! E para finalizar, as panquecas de carne virão com arroz integral e brócolis.

Vamos arrumar esta bagunaça aí acima:

- hamburguer acebolado, arroz e feijão preto;
- estrogonofe, arroz integral e batata cozida;
- frango ao curry, arroz integral e acelga refogada;
- feijoada light, arroz integral e couve;
- panquecas de carne, arroz integral e brócolis.

Eu estou a postos para anotar os pedidos...e vocês, me acompanham?

um beijo e boa semana a todos!

domingo, 11 de julho de 2010

Danada da Nanda - luto

Ontem uma grande amiga partiu.
Verinha Artaxo, jornalista, querida e romântica, deixou um filho lindo e prá lá de especial , além de muita saudade.
Fiz questão de colocar um post neste blog pois foi ela uma das grandes incentivadoras do Danada da Nanda. Quando soube que eu estava levando as primeiras comidinhas para a primeira-cliente-fundadora Isabel Magalhães logo fez seu pedido: "Nanda, também quero...". Quando contei a idéia do nome, então, nossa, Verinha festejava: "maravilha, Nanda, maravilha..."
Verinha já tinha provado de meus quitutes mas sempre fresquinhos feitos durantes jantares em minha casa, ou algo parecido, e regados a azeite e manteigas. Mas cheia de coragem, e mimos com a amiga aqui, se alistou e botou uma pilha daquelas no negócio de comidinhas sem gordura.
A ausência de cebola em pedaços nas comidinhas era culpa dela que não comia de jeito nenhum cebola em pedaços!
Verinha foi crédula, crítica, degustadora, consultora, propagandista das comidinhas. Foi uma peça para lá de importante para este projeto dar certo. Claro que Verinha foi muito mais importante que isso que conto acima. Ela foi e é importante pois é um ser especial, cheio de alegria, de fé e amor. Vera foi uma mulher incrível, excêntrica, mimosa e talentosa. Acreditou em seus sonhos, conquistou seus objetivos, pintou e bordou...
Sem dúvida, ontem e hoje estão sendo uns dos dias mais difíceis e tristes pelos quais passei nesta vida. Sentirei uma falta tremenda desta querida companheira. E para prezar por esta amizade danada de boa que Deus me deu farei questão de lembrar diariamente de todos os toques e idéias que ela incutiu nos conceitos das comidinhas Danada da Nanda!
Fique com Deus, amiga, meu coração está contigo hoje e sempre!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Conheça nossa cozinha


Danados, como em todo estabelecimento que dispõe alimentos para consumo, convido todos vocês a conhecerem a cozinha do Danada da Nanda!

Aí está uma foto do espaço onde confecciono cada um dos pratos com muito carinho para vocês. Como podem ver é todo construído nos moldes de uma cozinha industrial. Está sempre limpo, arejado e protegido por telas para garantir a assepsia local.

Quem quiser conhecer pessoalmente é só dar uma passada por lá aos sábados que são os dias que estou por lá junto com minha irmã Ana Lucia, minha mãe Tetê e minha amiga e ajudante Teresinha!

Fica em Araçoiaba da Serra. O endereço e o local podem ser melhor conhecidos no endereço http://www.lendasefogueiras.com.br/


Todos serão bem vindos!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Cardápio 12 a 16 de julho

E com o fim da Copa do Mundo parece que vivemos uma época de ressaca. Não que todos estejamos tão abatidos com o fim do sonho do hexacampeonato mas acredito que todos tristes por amanhã não ser mais um dia mata-mata como vinha sendo. Tão bom, não?

Mas bora lá que daqui 4 anos tem mais e será mais dentro de casa.

Por aqui, engatamos um segunda marcha e seguimos nossas vidas de verdadeiros heróis brasileiros. As Comidinhas Danada da Nanda não podem parar e por isso segue mais um cardápio para a próxima semana.

Da copa só ficou a receita do frango pochè - escalfado com seu caldo de requeijão light e um tanto mais temperadinho desta vez, ele vem com arroz integral e mix de chuchu com ervilhas frescas.
Um falso polpetone com pedacinho de queijo no meio e acomodado no molho vermelho vem com arroz integral e mix de mandioquinha com batata cozida. Para quarta-feira: a feijuca light. A quinta-feira pode ser da carninha desfiada tão querida e sumida do cardápio que vem com cenourinha na salsinha, cebolinha e cebola refogadinha. Para sexta-feira escolhi o risoto de legumes acompanhado com mini almondega de frango e purê de ervilha!

Lá vai:

- frango pochè, arroz integral e mix de chuchu com ervilha fresca;
- polpetone com molho vermelho, arroz integral e mix de batata e mandioquinha;
- feijoada light, arroz integral e couve com alho;
- carninha desfiada, arroz integral e cenoura refogada;
- risoto de legumes, mini almondega de frango e purê de ervilha!

desejo a todos uma boa semana,

Nanda