quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Gente Danada: Dona Esther, uma nobre trabalhadora



Com nome de rainha, nossa personagem desta semana reina ali no mercadinho e sacolão São Jorge, na Vila Madalena. Dona Esther é a única mulher a trabalhar dentre aproximadamente 20 homens. Aos 78 anos, ela é uma prestimosa operadora de caixa. Tão prestimosa, querida e competente que em 3 de maio próximo comemorará 20 anos em seu posto.

Viúva há três anos, Dona Esther mora do outro lado da cidade, precisamente em Guaianases. Leva 3 horas para vir ao trabalho e outras 3 para voltar. Quando indagada sobre querer parar de trabalhar, prontamente responde: “cabeça parada gira como parafuso sem rosca, tenho medo de parar e pirar”.

Paulista de Palmital, ela veio para capital há 40 anos. Seu objetivo era arrumar um emprego melhor, em sua cidade natal também era operadora de caixa. Prestou um concurso na Volkswagen, foi aprovada, mas havia esquecido seus documentos no interior. Como naquele tempo o transporte não era tão acessível, gastava-se 12 horas de trem para chegar até lá. Quando conseguiu ir e voltar, já tinha perdido a vaga. Fez um curso de operadora de caixa e continuou em sua primeira e única profissão.

“Adoro o que faço, não sei muito bem porque, mas adoro”, afirma esta gentil senhora que me socorre quase que diariamente visto que sempre estou a esquecer de comprar um ou outro item no mercado. E é com o coração cheio de carinho que dedico esta coluna a esta senhora que toda semana colabora um tanto para nossas comidinhas estarem completas. Dona Esther é sem dúvida alguma Gente Danada

0 comentários :

Postar um comentário