terça-feira, 17 de julho de 2012

Deliciosa redundância: Sopa Quente


A sopa quente foi assim por mim batizada por deixar o corpo em alta temperatura após seu consumo. O grande responsável por este resultado é o gengibre. Marcante, ele esquenta e refresca, acho isso de uma beleza incomensurável. Nesta sopa ele faz um par perfeito com o alho-poró e enfeita lindamente os sabores da cenoura e da mandioquinha.

Fácil de fazer e mais fácil ainda de sorver.

Descasque e corte uma cebola grande ao meio.
Faça o mesmo com 400 gramas de mandioquinha e 400 g de cenoura.
15 g de gengibre sem casca. ( ou, um pedaço do tamanho de seu dedão! )
Junte 1 litro e meio de caldo de legumes - eu prefiro fazer o meu mesmo, mas se não quiser, use aqueles prontos sem gordura. No caso, dois tabletinhos.
Duas folhas de louro, umas folhinhas de alecrim e uma gorda pitada de nós-moscada.
Sal.

Cozinhe tudo junto e depois bata no liquidificador - mas tire o gengibre para seus fiapos não causarem mal estar na hora de consumir a sopa.

Aí vem o alho poró: pique a parte branca em pedaços não muito pequenos. Mande para a panela com o fundo coberto por água e uma colher de chá de açúcar. Depois que o doce dissolver junte o alho poró e cozinhe até a água secar. Junte a sopa batida no liquidificador, verifique o sal, tempere com um tico de pimenta calabresa e sirva.

Mariana Miranda, agora ficou fácil, não?

beijos a todos,

esquentem-se!

Nanda

2 comentários :

Suzana disse...

Nanda ...

Vou fazer hoje ! Parece perfeita. Amo gengibre em tudo o que posso usar.

Bjs
Suzana

Kati Monteiro disse...

Nanda,
eu não sou cliente, nem pretendo ser (a menos que você faça entregas pra França), mas gosto muito da sua maneira de cozinhar.
Faz um tempo que eu me inspiro no seu cardápio semanal para preparar minhas comidinhas (que eu faço em casa e levo para o trabalho).
Agora, com receitas, vou vir te visitar mais vezes!
Estou preparando uma lasanha de vegetais, como eu vi que você faz. Como você diz, vai ser um carinho para o estômago!
Beijos e muito sucesso!

Postar um comentário