sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dias de lagarto


Para que o lagarto fique suculento e saboroso como chega na sua casa, ele leva um tempão de preparo. Na foto, ele já passou por poucas e boas. Primeiro tomou um belo banho de imersão no vinho tinto com cebola, salsa, alecrim, orégano seco, pimenta-do-reino em grão, um pouquinho de sal...


Depois de 24 horas nesta marinada, sendo virada para lá e para cá de vez em quando, a carne segue para a panela para ser selada! Vide post anterior ao cardápio da próxima semana e descubra como faço isso sem usar óleo e não deixar a carne com gosto de cozidão!

Depois de corada, a carne recebe a marinada e mais litros de água fervendo e fica no fogo por volta de 4 horas em fogo baixo. Desta forma ela cozinha, curte e descansa.


Aí vai um resto de manhã e uma tarde toda para que estas peças de carne esfriem totalmente e sejam fatiadas. Sim, pois fatiar lagarto quente é pedir para ele se desmanchar todinho.

Quando tudo esfria, o excesso de gordura sobe e você pode retirar e deixar o prato mais leve. Depois fatie a carne, volte ela para o molho e deixe na geladeira por mais um dia todo para que o centro do que era um cilindro possa puxar o sabor do tempero.


Está achando que acabou? Que nada. Ainda depois é retirada toda a carne do caldo e ele é engrossado para poder cobrí-la novamente, mas desta vez com ela já servida em sua marmitinha! Está bom ou quer mais?

0 comentários :

Postar um comentário