terça-feira, 28 de junho de 2011

o caldo mix da Danada da Nanda!



Um dos grandes desafios na cozinha Danada da Nanda é fazer um belo molho branco sem o uso da manteiga. Para mim, o grande segredo de um molho branco é a manteiga que frita a cebola, que recebe a farinha de trigo e depois ajuda ainda a dissolver tudo isso em leite ou caldo quente. Mas a minha proposta é não usar a manteiga ou gordura na cocção. Logo, parto por outros rumos e opto por aromatizar o caldo que será a base do nosso molho.



E pela foto dá para ver o começo disso tudo. Explicando a palavra mix utilizada no título: ele é um caldo de frango e de legumes ao mesmo tempo. Vão os ingredientes dos dois caldos e mais um pouquinho: muitas ervas. Desta forma faço o creme branco da lasanha, por exemplo, ficar tão saboroso a ponto de distrair o paladar e fazê-lo não notar a ausência da manteiga. Tenho certeza que engana bem, pois ele fica leve leve.



Simples, simples de fazer. É só pegar o peito de frango, tirar o excesso de pele e deitá-lo na panela com a parte que sobrou da gordura para baixo. Deixe em fogo baixo por um pouco de tempo, uns 5 minutos, para que aquela gordurinha dê uma fritadinha, solte sua gordura para que a carne perca o sangue. Isso fará com que seu caldo não fique com aquele sabor de cabidela.


Neste momento já é possível jogar folhas de louro e sementes de pimenta-do-reino para pulularem na panela. Em seguida jogue as cenouras, os tomates, o salsão e as cebolas na panela. Deixe suar bastante e, quando estiver quase seco, jogue meio copo de vinho branco e deixe secar.



Para aromatizar e diferenciar: O Q a mais do caldo é o uso de ervas: sálvia, orégano fresco, manjericão, alecrim e cheiro-verde estão na lista de ingredientes deste caldo. Acredito no diferencial destas folhinhas para enriquecer nosso caldo, que será a base de molhos brancos e outros pratos mais.



Tudo isso precisa ferver por pelo menos por uma hora, em fogo baixo e panela destampada!


Vou descrever rapidinho as quantias necessárias para 2 litros de caldo:



1 peito de frango grande;

3 cenouras grandes;

3 cebolas médias;

3 tomates médios;

3 folhas de louro;

1/2 maço de cheiro-verde;

5 folhas de manjericão;

1 ramo de orégano fresco;

4 folhas de sálvia;

3 sementes de pimenta-do-reino;

1/2 copo de vinho branco seco.



**Sal: o sal eu deixo para colocar durante o feito da receita que utilizarei o caldo.

0 comentários :

Postar um comentário